domingo, julho 05, 2009

Palin 2012? Palin 2016?

A notícia da semana, a nível internacional, deve certamente ser a demissão de Sarah Palin de Governadora do Alasca. Muitos apontam já a ex-candidata a Vice-Presidente a entrada na corrida de 2012, agora que é uma estrela do lado Republicano. Poderá ser o caso, embora ache que isso será mais um acto de Wishfull Thinking de parte de alguma média americana mais próximos do GOP, uma vez que Sarah Palin efectuaria bem (muito bem mesmo) o papel que deverá estar reservado ao candidato Republicano em 2012. Se tudo correr bem, o mundo estará a sair de uma das maiores crises de que há memória, liderado pela economia americana. Aplicando algumas das medidas que foram mais publicitadas no passado ano e que lhe valeram a vitória, Barack Obama não deverá ter grandes dificuldades em renovar a confiança dos americanos para um segundo mandato. Assim sendo o que restará ao Partido Republicano?

Neste cenário, o Partido Republicano irá a jogo não para ganhar (quer dizer, vão sempre para ganhar mas…) antes estará mais preocupado em manter as bases do partido mobilizadas. Precisará de um candidato que ajude nas várias batalhas para o congresso e para o senado. E esse é um papel para o qual Sarah Palin parece ter treinado a vida toda. Jovem, bonita e extremamente conservadora, poderá assim entusiasmar as bases republicanas e mantê-las crentes para a batalha de 2016. Só existe um senão: Estará Sarah Palin disposta a fazer esse papel? Ou estará ela a apontar a 2016?

Seja para que ano for, Sarah Palin precisa de ter uma imagem mais nacional e menos regional. Será com esse intuito que ela se terá demitido do cargo. Mas com os senadores do Alasca eleitos, não será por aí que ela transmitirá essa imagem. A não ser que consiga os seus intentos através duma Eleição Especial para Senador, no Alasca. Long shot? Maybe…



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue