domingo, fevereiro 08, 2009

Não percebo porque também não se divulga isto (III)

(Com novo autor)

Na notícia que provocou o tímido pedido de desculpas que o meu amigo Zé aqui referiu está um conjunto de perguntas que ficaram por responder. Ora, uma dessas perguntas é "Com que dinheiro e como é que Maria Adelaide Carvalho Monteiro pagou o apartamento?" Nós aqui nesta Loja, como temos a mania de defender os nossos, fizemos uma busca exaustiva (mas sem contactar o Gabinete do Primeiro-Ministro, pois não queremos que o Correio da Manhã ficasse chateado connosco) e encontrámos a resposta: "Maria Adelaide de Carvalho Monteiro vendeu a sua habitação em Cascais nesse mesmo ano e, contactada pelo CM, a compradora e actual proprietária da casa não hesitou em afirmar: 'Vivo aqui desde 1998, comprei a casa à senhora Maria Adelaide e paguei a pronto.' "

Não sei se repararam naquele pormenor na citação aqui transcrita (curiosamente da mesma notícia onde estava a pergunta), mas vou pôr em destaque "a sua habitação em Cascais nesse mesmo ano e, contactada pelo CM, a compradora e actual proprietária". Quer me parecer que a nossa fonte não vai ser posta em causa pelo Correio da Manhã, mas nunca se sabe.

Pode ser que o nosso Primeiro-Ministro seja culpado, embora eu não o creia (e, como qualquer outro, é presumível inocente até prova em contrário). Mas quando afirma que à uma campanha à volta do caso, tem razão. Esta notícia, além deste pequeno caso, também usa muito a palavra Offshore, num intuito óbvio de ligar a família de José Sócrates a Off shores. Acontece que esta compra foi efectuada em 1998, 4 anos antes do caso Freeport, e não tem qualquer relevância para o mesmo.

Deixo uma pergunta: Quantos de vocês, quando compraram casa, se preocuparam em saber onde estava sediada a empresa que vos vendeu a propriedade (atenção: friso sediada e não onde são os escritórios em Portugal)? Eu por mim respondo: sei onde são os escritórios da empresa que me vendeu a minha casa porque tive de lá ir, mas não faço a mínima ideia se a sede é cá ou noutro sítio qualquer.


P.S. – Andava para escrever este texto e já tinha desistido por ter passado o tempo útil de vida, mas como o Zé recuperou o tema…



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue