quarta-feira, maio 07, 2008

SISMO NO JAPÃO

Não há registos de feridos nem de danos materiaisA região de Tóquio foi hoje abalada por uma série de sismos, o mais forte com a magnitude de 6,7 na escala aberta de Ritcher. Não há registo de vítimas nem desgastes materiais importantes, disseram as autoridades citadas pela televisão pública NHK. Via SICNoticias.

É impressionante como construindo estruturas mais sólidas, um bom planeamento da cidade, se podem evitar catástrofes de dimensões gigantescas.
Quando li esta notícia surgiu 0 pensamento que se em caso de uma catástrofe idêntica em Lisboa a sociedade civil saberia reagir de forma serena e ordeira…

Como reagia se soubesse da ocorrência de sismo em tempo real?

O Governo Civil e as forças vivas da Cidade deveriam educar a população com acções de formação activas, nomeadamente no que diz respeito às medidas de segurança a serem tomadas durante um sismo, e elaborando planos de emergência, para durante e após a ocorrência do sismo…

Espero que o Governo Civil, o Lnec, bem como todas as forças vivas e activas das cidades tenham de facto esse tal plano de contigência, elaborado e estruturado para situações de crise...

Como cidadão e tirando o senso comum, reflicto sobre o que sei sobre essas prevenções...

O Serviço Nacional de Protecção Civil, em função dos seus objectivos e domínios de actuação e da cooperação dos serviços e instituições de investigação técnica e científica com os sistema de protecção civil, tem desenvolvido ao longo do tempo actividades conducentes ao conhecimento do risco sísmico refere-se às perdas esperadas para um determinado elemento exposto ao risco, durante um determinado período de tempo.
Os elementos em risco podem ser bens construídos, actividades económicas ou "risco sísmico e à sua minimização, a destacar:
Realização de exercícios;
Acções de informação e sensibilização da população e instituições;
Participação em missões de observação de sismos ocorridos em diversas partes do mundo para recolha de ensinamentos (sismo de 17 de Janeiro de 1994 em Northridge, Los Angeles, E. U. A.;
sismo de 7 de Julho de 1998 nos Açores; Turquia 1999);
Contribuição para a montagem da rede sísmica LAPSIS (IST);
Estudo das vulnerabilidades sísmicas de obras de arte (quatro viadutos pertencentes ao concelho de Lisboa);
Estudo do Risco Sísmico da Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes Estudo do Risco Sísmico do Algarve, lançado em 2001.


Será que tem passado toda esta informação para a população?

Dava um interessante ciclo de debate!

Devemos estar atentos... Nunca se sabe...

1 comentário:

joshua disse...

Não somos piores que os nipónicos. Somos é menos castigados, daí o laxismo.

PALAVROSSAVRVS REX

Pesquisar neste blogue