sexta-feira, maio 30, 2008

O papel da União Europeia no Afeganistão


Tenho o prazer de convidá-lo/a para participar numa Audição Pública sobre "O papel da União Europeia no Afeganistão", que terá lugar no dia 6 de Junho, às 15.30h no Centro Jean Monnet, em Lisboa.

Esta audição contará com a presença de FRANCESC VENDRELL, Representante Especial da União Europeia no Afeganistão desde 2002 e antigo Representante Especial do Secretário Geral da ONU para aquele país.

O Afeganistão encontra-se numa encruzilhada. Seis anos após a queda dos Taliban, e apesar de alguns sucessos notáveis, nomeadamente nas áreas da saúde e da educação, o Afeganistão não está mais seguro, entre outras razões porque a comunidade internacional não conseguiu enquadrar o esforço militar no Afeganistão numa estratégia de reconstrução e estabilização coerente. O terrorismo, a impunidade dos senhores da guerra, a produção e o tráfico de heroína, a opressão das mulheres e a fragilidade das instruções democraticamente eleitas, continuam a pôr em perigo as precárias conquistas da era pós-2002.

Esta audição pretende discutir as lições a tirar dos erros cometidos pela comunidade internacional, o papel da União Europeia no futuro do Afeganistão e as perspectivas para uma acção mais concertada entre UE, NATO e EUA naquele país.

Espero poder contar com a sua presença.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Gomes
Membro do Parlamento Europeu

1 comentário:

Unknown disse...

É pena ser durante o horário de expediente.

Pesquisar neste blogue