quinta-feira, maio 01, 2008

Hoje não vais trabalhar porque faz anos que és trabalhador

1 de Maio de 1974
Em 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

in Wikipedia

1 comentário:

José Reis Santos disse...

não Rui.. hoje (ontem) nao foste trabalhar porque em 1886 massacraram 12 trabalhadores que mais não faziam que lutar por melhores condições de trabalho.
O curioso é que o mundo inteiro adoptou, cedo, a data como um dia de luta pelos direitos dos trabalhadores, mas os EUA não o celebram nem o comemoram.
(vou colocar no corpo central)

Pesquisar neste blogue