quarta-feira, agosto 02, 2006

39


Confirmou-se o que aqui ontem deixei escrito. São, afinal, 39 pastas que faltam. Das 4 apontadas, 2 já tinha visto (Comissão Concelhia de Lisboa e Comissão Concelhia de Cinfães) enquanto as outras 2 nada valiam (Comissão Concelhia de Vila Real Santo António e Comissão Concelhia de Vila Pouca de Aguiar).

O Arquivo em causa é o da União Nacional, está depositado na Torre do Tombo, e interessa-me na medida em o que estudo são as eleições legislativas de 1942, ou, mais generalistamente, eleições no Estado Novo.

Já vi o Arquivo Histórico-Diplomático do MNE, o Arquivo Oliveira Salazar, o Arquivo do Ministério do Interior, o Arquivo do SPN/SNI, o Arquivo da Assembleia da República, o Arquivo da Presidência do Conselho de Ministros, o Arquivo da Legião Portuguesa, Arquivo da Mocidade Portuguesa, o Public Record Office (Londres), o Arquivo da PSP, o Arquivo da Cinemateca Portuguesa, o Arquivo Histórico e Social do ICS, o Arquivo do Governo Civil de Lisboa, o Arquivo do Arco do Cego (CML), o Arquivo pessoal do Albino dos Reis.

Vou ainda ver os Arquivos dos Governos Civis do Porto, de Braga (espero), de Faro, Évora, Leiria, Santarém e Vila Real. Os de Coimbra e de Aveiro arderam nos anos 40. Nos da Guarda e de Setúbal não há nada. Ainda não sei o que fazer a Castelo Branco, Portalegre, Bragança, Beja, Viana do Castelo e Viseu...
Já faltou mais...
[a imagem escolhida é o convite para assistir à tomada de posse do Presidente da República, General Carmona, na Assembleia Nacional - São Bento - em Abril de 1942. Carmona fora reeleito em Fevereiro de 1942. Era a sua segunda reeleição. seria-o ainda outra vez - 1947. Era o único candidato.]

1 comentário:

José Manuel Dias disse...

Votos de bom trabalho!
Cumps

Pesquisar neste blogue