quinta-feira, abril 27, 2006

Descida.

Fui, uma vez mais, à descida da Avenida da Liberdade no dia 25 de Abril.

Foi fraquinha este ano. O dia, os 25 graus, o fim-de-semana prolongado decerto afastaram muita gente. Só para resistentes, dirão alguns.

Eu fui, uma vez mais, um deles. Institucionalmente sozinho, individualmente bem acompanhado.
Foi uma tarde bem passada, devo dizer, e, se a parte inicial foi um pouco ofegante (pelo calor), rapidamente a descida atingiu a sombra das árvores do meio da Avenida, possibilitando que uma agradável brisa tornasse a passeata mais confortável.

Não entendi foi a exclusividade institucional que rodou o evento, tornando impossível acompanhar o cortejo em qualquer organização. Não tinha percebido que o 25 de Abril tinha sido tomado por todo o tipo de organizações reivindicativas. Explico. Só vi sindicatos, partidos políticos, organizações de juventude, SOS racismo, ILGA e tal. Tudo de esquerda, claro está. E o resto? Da direita já nem pergunto, mas não pode um cidadão livre isoladamente descer a Avenida da Liberdade? Aparentemente não. Teria de estar ou sindicalizado ou me inserir numa minoria qualquer que reivindicasse qualquer palavra de ordem (como vi o pessoal de Chelas protestar contra o aumento de rendas, ou «trabalhadores intelectuais» a protestarem contra a falta de cultura, etc).

É a isto que Abril de resume? A discussões etéreas sobre usos ou não de cravos na lapela, à exclusividade reivindicativa de certas organizações, politicamente orientadas?

Não devia ser de todos, o 25 de Abril? Não é isso que, em ultima análise ceebramos? O acesso à Liberdade de Todos?

Para o ano vou ocupar um espaço na descida, com uma faixa: «Povo. Expressão de cidadania». E quem sabe não poderá ser organizado pelo Clube «Loja de ideias»?...

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue