quinta-feira, março 26, 2009

Blogues Mistério Revelados

Desde o críptico recado de Vasco Barreto no Jugular (via Paulo Pinto), que se sabia que um novo projecto blogosférico estava a ser montado na nossa praça. Decerto que para todos aqueles que fazem parte da elite blogosférica nacional os contornos deste projecto (que se veria a revelar duplo) seriam do conhecimento geral há vários meses. Para nós, bloggers comuns, apenas o acima-mencionado recado de Vasco Barreto nos tinha alertado para as movimentações nesse sentido. Esse projecto viria a ser conhecido coloquialmente, entre mim e os meus, como o "blogue mistério".

Como verão eu estava enganado. Não era um blogue mistério. Eram dois.

Graças ao 5 Dias, apresento-vos então os dois blogues mistério de 2009 (até agora):

Revista Sábado - Blogue de Esquerda

(Bloggers: Luís Rainha, a Ana Leonardo, o José Mário Silva e Vasco Barreto)

Revista Sábado - Blogue de Direita

(Bloggers: João Miranda, Rui Castro, João Vacas e João Gonçalves)

Estamos a falar de excelentes bloggers da nossa praça, que estão associados a um projecto editorial interessante (Revista Sábado). É sempre bom ver como órgãos de comunicação social portugueses estão a aprender (finalmente) com os seus congéneres estrangeiros e a entrarem na blogosfera (seguindo o exemplo do Público).

Agora vamos à parte má.

Compreendo porque é que tão ilustres bloggers fizeram a mudança (associação institucional, etc..), mas os blogues em termos de concepção parecem-me fracamente maus. Não consigo lidar com aquilo. Muito pouco reader-friendly e sem RSS feeds (ou seja não se consegue seguir via Google Reader ou noutros agregadores). Tal como o Mar Salgado, estes serão mais dois blogues que não poderei acompanhar por não haver RSS feeds.

No entanto, ficam aqui os meus desejos de sucesso a todos os envolvidos.

Diogo Moreira

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue