Chegou às Livrarias em finais de Fevereiro. Está em 3º lugar em número de vendas, na FNAC / Colombo. Para quem se interesse pela nossa História, este é um livro fundamental, que articula a vida quotidiana de uma Rainha na Corte Portuguesa com os macro-acontecimentos europeus, brasileiros e mundiais, num discurso solto, elegante, vivo e colorido por detrás do qual se entrevê uma profunda pesquisa e uma honestidade intelectual ímpar.
Li-o em duas penadas. Aconselho-o a todo o público e, de um modo particular, a jovens liceais, para que a História de um Povo se não apague.
D. Maria I biografada por Luísa Viana Paiva Boléo
Sinopse:
Nasceu princesa da Beira, a 17 de Dezembro de 1734, mas ficou para a História como D. Maria I, a Rainha Louca. Na sua conturbada vida, viveu o horror da destruição do terrível terramoto que abalou a capital em 1755, viu o seu pai, D. José I, sofrer um atentado, assistiu à execução de alguns nobres que foram acusados de conspiração, sofreu atormentada a pressão e a crueldade do marquês de Pombal, homem de confiança de seu pai, mas teve forças para o confrontar e afastar do poder. Em pouco mais de dois anos, viu morrer o seu querido marido, D. Pedro III, o filho primogénito e herdeiro da coroa, a sua filha e o genro espanhol, e o seu confessor Frei Inácio de São Caetano. Estes acontecimentos, aliados aos tempos conturbados que se viviam na Europa, graças à Revolução Francesa, marcaram de forma dramática a vida de D. Maria I e foram-lhe roubando a paz de espírito e a sanidade mental. Em 1792, considerada incapaz de governar por sofrer de doença mental, vê-se afastada do poder, dando lugar ao seu filho, D. João VI. Com ele embarca para o Brasil sob a ameaça das invasões francesas. É em terras de Vera Cruz que morre, em 1816.
© A Esfera dos Livros, Rua Garrett, n,º 19 - 2º A, 1200-203 Lisboa
Telef: 21 340 40 60 | Fax: 21 340 40 69
And the dreamers? Ah, the dreamers! They were and they are the true realists, we owe them the best ideas and the foundations of modern Europe(...). The first President of that Commission, Walter Hallstein, a German, said: "The abolition of the nation is the European idea!" - a phrase that dare today's President of the Commission, nor the current German Chancellor would speak out. And yet: this is the truth. Ulrike Guérot & Robert Menasse
sexta-feira, março 20, 2009
A Biografia de uma grande Senhora, escrita por uma grande Senhora
Etiquetas:
D. Maria I,
esfera dos livros,
Luísa Viana Paiva Boléo,
Rainha Louca,
Vera Santana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
PARA NÃO APAGAR A HISTÓRIA
D. Maria I também se enquadra nas mulheres no poder que, embora numa monarquia,tiveram e terão durante séculos dificuldade em serem devidamente apreciadas. Vejam o legado desta mulher a quem a loucura abreviou o tempo de governação, leiam o seu legado no livro e certamente vão compreender melhor como ainda pesa sobre as mulheres a discriminação, a dúvida quanto ao seu valor, a suspeita quanto à sua capacidade de governar, de liderar.
Façam a ponte entre o séc. XVIII e XXI e vejam como são tão poucas as mulheres na política. Porquê? Todas sabemos porquê.
Enviar um comentário