sábado, fevereiro 26, 2011

Sobre a censura

As próximas linhas não são pensadas. São em forma de desabafo. Isto porque estou farto de todos aqueles que abrem a boca toda para falar de censura. Nos últimos tempos temos tido várias notícias sobre as movimentações na comunicação social. E as caixas de comentários dos vários jornais online são autênticas destilações de ódios.

Já dando desconto à falta de educação que grassa nesses comentários (e mantendo a minha curiosidade em relação à mensagem que acompanha esta zona das publicações online informando-nos que esse espaço é moderado – que moderação é essa?), uma das coisas que mais me irrita, e fá-lo profundamente, é a busca pela censura.

Sim. A busca pela censura! Porque a censura, como em tudo na vida, só é má e um perigo para a Liberdade e Democracia quando não é a minha censura. Se for a minha censura, essa já é positiva.

Voltando ao começo destas linhas, nos últimos dias temos assistido a várias notícias de transferências de jornalistas, ou suspensão de programas, ou de contratação de comentadores. Foi a Judite de Sousa e José Alberto Carvalho terem passado da RTP para a TVI, a suspensão do programa “Plano Inclinado” – com Mário Crespo e Medina Carreira – da SIC Notícias, ou a contratação a “conta-gotas” de dirigentes do PSD ou comentadores blogosféricos de direita para os vários canais de cabo.

Em relação a este último caso, só me resta fazer zapping quando o programa tiver um painel diversificado entre a direita e a direita liberal, coadjuvada pela direita kamikaze, pois é a única forma que tenho de responder a tal diversificação desse painel.

Em relação aos dois primeiros casos, tanto me dá. Não era habitual consumidor dos programas desses jornalistas e comentador, portanto é-me indiferente. Mas se olharmos para esse mundo dos comentários online destas notícias temos a fantástica noção que faz tudo parte de um grande plano governamental de censura e controle.

Vamos por partes: A SIC decidiu acabar com o programa “Plano Inclinado”. Se não estou em erro, a SIC é de um senhor chamado Francisco Pinto Balsemão, militante n.º 1 do PSD e ex-Primeiro Ministro de Portugal. Ao que tudo indica, a suspensão do programa teve a ver com uma discussão entre os dois intervenientes do mesmo, Medina Carreira e Mário Crespo, ambos bem longe de serem “This Government Men’s”. Conseguem-me explicar como é que a suspensão deste programa foi arquitectada pelo governo? Fico à espera…

No que toca à troca dos dois jornalistas da RTP para a TVI, temos visto de tudo. Desde os vivas à poupança que os seus ordenados supostamente representam, nessa senha agora existente pela poupança com o rendimento dos outros que justifica o acabar com tudo o que seja rendimentos provenientes do estado – desde que sejam os rendimentos dos outros, como já disse – ao “desmascarar” desse plano do governo que a passagem dos referidos jornalistas da RTP para a TVI faz parte dessa trama de controlo da comunicação social. Isto porque “o Xócras agora já limpou os que lá estavam contra ele e pôs lá a sua pandilha”! Normalmente esta frase é seguida de uma outra que diz mais ou menos isto “esse gajo [Xócras] é que devia ser proibido de aparecer na TV, para não nos vender as suas mentiras”. No que toca à contratação dos referidos jornalista… News Flash: “It’s a private company!” Quando se elogia o privado e a sua gestão, aguenta-se e não se chora as suas decisões. Em relação à segunda parte (e esta segunda parte é muito vista também no Facebook, embora na maioria das vezes de uma forma mais educada) é a parte que me tira grandemente do sério: Acusa-se o governo, por qualquer coisinha, de tentativa de censura e a seguir “exige-se” censura aos canais de televisão sobre a passagem de notícias ou de contratação de comentadores para os seus paneis.

Há coisas fantásticas, não há?





Sem comentários:

Pesquisar neste blogue