sexta-feira, outubro 17, 2008

A BELEZA NO DESESPERO

Outro video intenso à consciência...

A pressão que os media exercem sobre a dita beleza...

7 comentários:

Vera Santana disse...

Importante, o video!

Unknown disse...

Muito bom, mais uma vez.
Estás com uma excelente série de vídeos.

Pedro Cardoso disse...

A anorexia e doenças semelhantes de distorção da imagem corporal não resultam apenas da pressão dos media, resultam sobretudo da velha e ainda reinante mentalidade judaico-cristã que ensina a vergonha em relação ao corpo. Pensar que os grandes culpados são os media é um erro.

Vera Santana disse...

Haverá menos anorexia feminina nas sociedades muçulmanas do que nas nossas? Provavelmente... até porque usam tchador e burka.

Seria interessante comparar taxas de anorexia lá e cá. Seleccionando países com PIB e outros índices (mais discriminativos) semelhantes entre si.

Indo um pouco mais atrás no tempo histórico - e estou a pensar alto - bem antes das novas tecnologias (TV, ...) havia, nas sociedades judaico-cristãs, a IMAGEM, algo que parece estar de algum modo ausente noutras paragens ...

Paulo Dias disse...

Bom, não direi que os media sejam os unicos responsaveis, digo apenas, e após visionar este video, que os grandes prossecutores são sem duvida eles. A religião poderá ter "sugerido" essa forma de estar, de pensamento, contudo sempre se afirmou de maneira "moral" nunca os vi a quererem receber dividendos sobre isso, bom fizeram-no para outras coisas, outras discussões, mas nunca se valeram da imagem para o sector profissional, como a MODA e tudo o que envolve a mesma... Onde os media são os principais motores de comunicção e que por isso direccinam pensamentos... Como as revista de moda, as revistas cor de Rosa, etc... Tanta coisa com a ERC (penso que sejam estas a siglas para a Entidade Reguladora para a Comunicação Social) e em coisas que desagregam pensamentos, tudo se pode... Só perdem tempo com noticias de outros lobies, enfim penso eu, se assim não for que me elucidem...

Pedro Cardoso disse...

Concordo que os media têm o seu cunho no problema. Desconheço a realidade dos países muçulmanos mas é um ponto interessante. Provavelmente nem sequer deixam as mulheres sofrer de anorexia…

Vera Santana disse...

Pois. Levam um estalo, do pai ou do marido, se não comerem o arroz todo. Ou morrem de fome quando não há arroz.

"Brinco", claro. Com, talvez, estereotipos.

Haveria que estudar o assunto.

Mas que os media têm a sua quota parte de responsabilidade, têm... e nada pequeno!

Pesquisar neste blogue