sexta-feira, junho 27, 2008

Os Congressos da Avenida de Berna em Lisboa

Cavaleiro Errante, pintado em Viena, por OK, 1915

O III Congresso Feminista está a acontecer, na Fundação Calouste Gulbenkian, à Av. de Berna, 80 anos depois do II Congresso Feminista.
O Congresso de Sociologia, da APS, está a decorrer, com a devida temporalidade, na FCSH/UNL, à Av. de Berna.

No âmbito do primeiro, foi ontem lançada a Agenda Feminista 2009, coordenada por Luísa Paiva Boléo e apoiada pela CIG e pela CML. Vale a pena ler, dia a dia, ao longo do ano, quão recentes são algumas conquistas de igualdades e quão duros e longos têm sido os caminhos. Uma agenda para oferecer também aos nossos jovens e aos nossos homens. Porque têm aparecido no Congresso pouquíssimos homens feministas. Los hay de verdad?

Uma nota retirada da Agenda Feminista: no dia 18 de Junho nascia (a feminista) Ana de Castro Osório [...]. Escreveu [...] Influência da Mãe na Raça Portuguesa (1916). Interessante título.


Outra nota: o painel - do Congresso Feminista - sobre trabalho, empoderamento e sindicalismo, de ontem, dia 26, no Auditório 2, foi, inesperadamente, pouco concorrido em termos de assistência. É preciso reflectir sobre as razões e as causas que levaram a uma relativamente baixa participação num tema tão absolutamente central para a autonomia das mulheres e da humanidade, para a democracia e para a cidadania.

www.congressofeminista2008.org/

Nota final: feminismo, sim. É urgente. Com homens feministas como o eram, há 100 anos, os anarquistas de Villa Verità, psicanalistas, escritores, sociólogos, pintores e dançarinos.

AFIRMAÇÃO: Eu sou feminista.
PERGUNTA: E tu? E vós?
RESPOSTAS: ................................

(aguardam-se muitas e boas respostas)

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue