terça-feira, outubro 10, 2006

Senão...

Sobre as Coreias, neste caso a do Norte, o governo português lançou o seguinte comunicado:
O Governo Português tomou conhecimento, com grande apreensão, da detonação experimental de um engenho nuclear no território da República Popular Democrática da Coreia.
Portugal tem consistentemente advogado a adesão de todos os Estados ao Tratado sobre a Não-Proliferação Nuclear (NPT) e o respeito integral pelas suas regras e, por conseguinte, deplora profundamente a decisão irresponsável e inaceitável das autoridades de Pyongyang de procederem à referida explosão nuclear. Esta constitui um grave desafio às decisões das Nações Unidas, especialmente à Resolução n.º 1695 do Conselho de Segurança, e uma indesmentível ameaça à paz e estabilidade regional e internacional.
O Governo Português reitera os termos da declaração que hoje a Presidência da Comissão da UE emitiu e apoiará todos os esforços que as Nações Unidas e o respectivo Conselho de Segurança desenvolvam com vista a levar a República Popular Democrática da Coreia a suspender imediata e incondicionalmente as suas actividades de fabrico e ensaio de engenhos nucleares e a regressar ao respeito integral pelo Tratado sobre Não-Proliferação Nuclear e às negociações multilaterais para esse efeito.
Lisboa, 09 de Outubro de 2006
[texto daqui]
Acrescentamos: senão...

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue