quarta-feira, novembro 26, 2008

A caminho do precipício?

Mas também se não se modernizar não me parece que tenha grande futuro.
Quem já está a ganhar com isso é Nicolas Sarkozy...

5 comentários:

Elisiário Figueiredo disse...

Modernizar-se ou neoliberalizar-se?

Como o PS Português fez.

Unknown disse...

Quando o PSF continuar a perder eleições, os socialistas podem continuar a reclamar das políticas efectuadas pelos partidos no poder.

O PSF, como o PS, é um partido de poder. Se não chega lá, arrisca-se a tornar-se num BE com mais votos...

Elisiário Figueiredo disse...

E então para estar no poder vale tudo até descaracterizar-se, ideologicamente ocupar o lugar do partido que está à direita dele, vale tudo menos fazer politicas socialistas, porra Rui eu ajudei a crescer um partido que se dizia socialista e agora tenho "isto".

Unknown disse...

Elisário,

Há coisas que mudam com os tempos, e outras não. O tempo das vacas gordas do estado acabou. E não foi agora. Outras, como o direito à saúde,o acesso à educação, à solidariedade social ou às liberdades, mantêm-se e, deixa-me que te diga, são cada vez mais importantes. E cada vez mais é isso que distingue a direita da esquerda, ou conservadores de tudo o resto (progressistas, liberais, etc).

Mas também me parece óbvio que os PS's, na Europa Ocidental, são partidos na rota da governação, e não podem nem devem esquecerem-se disso. Porque pior do que lá estar esse Partido SOcialista neo-liberal, é estar a direita, a nossa direita (para usar um termo mais adequado à conversa contigo) que, tens de concordar, faria pior do que nós.

Se o PSF não se modernizar parece-me que vai continuar afastado do poder. Tem de passar por um processo que passou com François Miterrand, à altura.

Não concordas? Por alguma razão, Ségolène esteve perto da presidência, ao contrário de Jospin anteriormente, ou do PSF de Hollande a seguir, nas legislativas. E isso deve também pesar alguma coisa. Para andar de derrota em derrota, ou transfomar as derrotas em vitórias, já existem outros. Por alguma razão Royal representava a opção da maioria dos novos militantes do PSF.

Elisiário Figueiredo disse...

Rui

Acabaram com o SNS, hoje aquilo que tens é uma pálida "imagem" do que foi o SNS criado por Arnaut, o que existe é mau, quanto à educação é aquilo que está na ordem do dia ou seja, não sei se não valerá mais a pena privatizar as escolas, quanto ao ensino superior, hoje qualquer aluno, e eu ainda tenho um filho na universidade, não estuda com menos de 500 euros mensais, quanto à solidariedade social, não tens lares para 3ª idade condignos a não ser que desembolses mais de 1200 euros mensais, jardins de infância a pagar 500 euros, fico com a liberdade de poder dizer o que penso, mas sabes isto não põe pão na mesa de ninguém, tou farto de ceder tou farto de ver os meus direitos enquanto cidadão serem diminuídos a bem da modernidade e de não sei quê mais que estes neoliberais inventaram, O PS defende agora coisas que nem o CDS à 20 anos defendia, atropela direitos elementares dos trabalhadores que é ainda a sua base de sustentação, o povo está farto e isso vê-se na fraca afluência às urnas, as pessoas querem é viver, querem ter uma vida digna, não querem chegar ao fim do mês e em vez de sobrar dinheiro sobrou mês.

Pesquisar neste blogue