quinta-feira, dezembro 28, 2006

In Memorium


Gerald Ford [1913-2006]

Morreu ontem, 27 de Dexembro o ex-presidente Gerald Ford
Notícia Lusa:

Foi durante o seu mandato que os Estados Unidos perderam a guerra no Vietname
O ex-presidente norte-americano Gerald Ford, que substituiu Richard Nixon quando este se demitiu da Casa Branca, morreu terça-feira aos 93 anos, anunciou a sua mulher, Betty Ford.
Ford, único presidente da história dos Estados Unidos que não foi eleito para a Casa Branca, lutava contra uma pneumonia desde Janeiro deste ano e tinha sido submetido a dois tratamentos ao coração, incluindo uma angioplastia, em Agosto.
Republicano, Gerald Ford era até agora o mais antigo presidente norte-americano ainda vivo, batendo recentemente o anterior máximo, que pertencia a Ronald Reagan e que também morreu aos 93 anos.
Ford chegou à Casa Branca quase por acidente, pois nunca concorreu em eleições presidenciais. Em 1973 foi escolhido por Richard Nixon para substituir o então vice-presidente Spiro Agnew, que fora forçado a demitir-se na sequência de um escândalo relacionado com negócios ilícitos.
Um outro escândalo, o de Watergate, acabaria por catapultar Gerald Ford para a Sala Oval da Casa Branca em 1974, quando Nixon se demitiu para não ver o seu mandato impugnado pelo Congresso. Gerald Ford prestou juramento como 38º presidente norte-americano minutos depois de Nixon ter deixado a Casa Branca. Um mês depois, provocou acesa controvérsia ao conceder um perdão total e incondicional a Nixon por quaisquer crimes que pudesse ter cometido enquanto presidente. De acordo com os analistas políticos, este gesto custou-lhe a reeleição em 1976 (perdeu para o democrata Jimmy Carter) mas permitiu pôr uma pedra sobre Watergate, o escândalo denunciado pelo Washington Post sobre o arrombamento dos escritórios da campanha presidencial democrata de 1972 de George McGovern.
Apaixonado pelo golfe, conhecido pelas suas frequentes quedas, Gerald Ford tinha um estilo aberto e desprendido, ao contrário de Richard Nixon. Foi durante o seu mandato que os Estados Unidos perderam a guerra no Vietname.
Lusa

Dois textos da Blogosfera:

Bruno Cardoso Reis, Gerald Ford: o presidente não-eleito, in O Amigo do Povo, 27 Dezembro

[Adenda]
Nuno Ramos de Almeida, Hipocrisias de morte, in 5 dias, 29 de Dezembro

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue