sábado, março 13, 2010

União Europeia, cidadanias e culturas. Eleições na Hungria dentro de 3 semanas.



György Sándor Ligeti - compositor húngaro judeu

Nasceu em Dicsőszentmárton, (em romeno: Diciosânmartin, actualmente Târnăveni), povoado húngaro de população judaica, na região da Transilvânia, Roménia, a 28 de Maio de 1923 e faleceu em Viena a 12 de Junho de 2006).

Ligeti recebeu as primeiras lições musicais no Conservatório de Cluj/Kolozsvár, no centro da Transilvânia. A sua educação foi interrompida em 1943 quando, por ser judeu, foi coagido a trabalhar para os nazis. Os seus pais, o seu irmão e outros familiares foram deportados para o campo de concentração de Auschwitz, onde foram executados. A sua mãe foi a única que sobreviveu.

No fim da Segunda Guerra Mundial, Ligeti voltou a estudar, em Budapeste, graduando-se em 1949. Estudou com Pál Kadosa, Ferenc Farkas, Zoltán Kodály e Sándor Veress. Realizou trabalhos etnomusicológicos sobre música folclórica romena e, posteriormente, foi nomeado professor de harmonia, contraponto e análise musical na sua antiga escola, em Budapeste. Naquele tempo, os contactos entre a Hungria e o ocidente eram escassos, porque proibidos pelo governo comunista, e Ligeti teve de ouvir secretamente transmissões de rádio para se inteirar dos progressos musicais no mundo.

Em Dezembro de 1956 mudou-se para Viena e tornou-se cidadão austríaco. Deu aulas em Darmstadt, Hamburgo, Estocolmo e Stanford. Foi professor na Hamburg Hochschule für Musik und Theater em 1973, retirando-se em 1989. No início da década de 1980 compôs o Trio para Trompa, Violino e Piano (1983). Em 2000 compôs o ciclo de canções Síppal, dobbal, nádihegedüvel ("Com pipas, tambores, violinos", 2000).

A música de Ligeti

Na primeira parte da sua carreira, Ligeti foi afectado pelo regime comunista da Hungria daquele tempo, que impunha a estética do realismo socialista. A décima peça da Música Ricercata foi considerada "decadente" e proibida pelas autoridades. Devido à ousadia de suas intenções musicais e às restrições políticas impostas pelo regime comunista, Ligeti optou por deixar a Hungria.

Uma vez estabelecido em Colônia, começou a compôr música electrónica ao lado de Karlheinz Stockhausen e as suas composições são influenciadas por experiências electrónicas. As suas obras compostas para essa linguagem resumem-se a três, de entre as quais Glissandi (1957) e Artikulation (1958). Após este período, Ligeti volta à música instrumental e à música vocal. A obra Apparitions (1958-59) foi a primeira a atrair a atenção da crítica, mas foi a sua obra seguinte, Atmosphères, que ficou mais conhecida. Foi usada, juntamente com fragmentos de Lux aeterna e do Réquiem como parte da banda sonora de 2001: Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick.

(Fonte: Wikipedia; texto estabelecido por mim, a partir do texto em português do Brasil; e, em verdade vos digo, que adaptei não apenas a grafia como a própria sintaxe, sendo que a adaptação desta foi mais trabalhosa do que aquela, pelo que se tratou de uma quase tradução de português para português. Fica a observação, para reflexão sobre o Acordo Ortográfico. . . ).

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue