terça-feira, agosto 10, 2010

Uma história sobre lucro ou prejuízo

Após a proposta que não era bem proposta de Revisão Constitucional do PSD, muitos bloggers de direita da nossa praça vieram falar da ineficiência do SNS. Curiosamente, agora que o mesmo que se passou há meses no Santa Maria se verificou numa clínica privada, não se "ouviram" vozes a falar da qualidade de assistência médica.

Em ambos os casos, por negligência, pacientes perderam a visão. Há, contudo, uma diferença. Uma diferença que marca toda uma atitude. Enquanto que no caso de Santa Maria o infortúnio das pessoas foi, posteriormente, acompanhado pelo sistema público, que havia cometido o erro, no caso mais recente a clínica privada não continuou a tratar dos seus pacientes.

Quando o Sr. K, que preza muito a saúde do seu filho, ponderar onde irá receber os seus cuidados médicos, deverá ficar menos preocupado se souber que existe um Sistema que não pensa exclusivamente no lucro, mas que também "investe" na resolução dos casos, independentemente do sucesso desta resolução e também independentemente da situação dar lucro ou não.

Enquanto isso, continuem preocupados com a ineficiência dos serviços públicos de saúde. Eu também me preocupo com isso. Afinal, essa é uma das maneiras de potenciar o aumento da eficiência do SNS. Esse é o real problema, e não se este é público.

Mas isso é capaz de não dar muito jeito do ponto de vista ideológico.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue