[26.7 - 31.8.2008]
And the dreamers? Ah, the dreamers! They were and they are the true realists, we owe them the best ideas and the foundations of modern Europe(...). The first President of that Commission, Walter Hallstein, a German, said: "The abolition of the nation is the European idea!" - a phrase that dare today's President of the Commission, nor the current German Chancellor would speak out. And yet: this is the truth. Ulrike Guérot & Robert Menasse
segunda-feira, junho 30, 2008
a-MOR-te?
[26.7 - 31.8.2008]
domingo, junho 29, 2008
BREVES DE AMSTERDÃO II
sexta-feira, junho 27, 2008
Os Congressos da Avenida de Berna em Lisboa
www.congressofeminista2008.org/
Nota final: feminismo, sim. É urgente. Com homens feministas como o eram, há 100 anos, os anarquistas de Villa Verità, psicanalistas, escritores, sociólogos, pintores e dançarinos.
terça-feira, junho 24, 2008
George Carlin
Aqui fica um pequeno apontamento deste génio da malidicencia:
segunda-feira, junho 23, 2008
No EUA também há bons jornalistas...
Participei, em Portugal, no Grupo "Iniciador" e gostei. Muitíssimo. É um caminho. Libertariamente digo: cada um/a que procure o seu . . .
COMENTÁRIOS . . . NO LOS HAY?
TUDO É POLÍTICO. O CORPO É TERRITÓRIO POLITIZADO.
Autoria: João da Mata (texto retirado da net)
Baseada nas idéias iniciais de Wilhelm Reich, discípulo dissidente de Freud, a SOMA considera a neurose fruto das organizações sociais autoritárias. Numa sociedade onde a liberdade de ser é impedida através de mecanismos repressores presentes na família tradicional burguesa, na pedagogia escolar autoritária e nas religiões castradoras, a neurose surge como um processo de ajustamento dos indivíduos.
Além de ser um fenômeno social, que se forma de fora para dentro, a neurose se instala em todo o corpo das pessoas, impedindo sobretudo a expressão livre da espontaneidade, da afetividade e da sexualidade. Assim, a SOMA é uma terapia corporal, utilizando-se de exercícios próprios que, além de agirem sobre a couraça neuromuscular do caráter (tensões crônicas da musculatura voluntária, que retém a neurose no corpo das pessoas), também informam como a repressão atua no cotidiano.
A SOMA funciona em grupos (em torno de 20 pessoas) e com duração de 1 ano a 1 ano e meio, evitando assim a formação de dependência terapeuta- cliente. Nesse período os grupos fazem 3 viagens para vivências em campo, onde há um crescimento nas dinâmicas dos grupos, por uma maior percepção individual, seja no contato com outros grupos, seja no contato direto com a natureza, com exercícios em locais que ainda preservam ecossistemas com pouca interferência humana tecnológica, como Visconde de Mauá-RJ (grupos Sul/Sudeste) e Lençois-BA (grupos Nordeste).
A SOMA utiliza-se também de técnicas da Gestalterapia, sobretudo no desenvolvimento da autonomia e criatividade individuais para solucionar situações de vida, e conseqüentemente não desperdiçar energia. Como terapia libertária, buscou na Antipsiquiatria o entendimento de como a neurose é produzida por defeitos na comunicação humana, que geram dependência e culpa.
A mais recente pesquisa da SOMA é a introdução da Capoeira Angola para efeitos terapêuticos. Numa mistura de dança, luta e arte, a Capoeira Angola surgiu no Brasil para auxiliar no processo de libertação do negro à escravidão imposta pelos brancos. Hoje, na SOMA, ela está sendo utilizada tanto como terapia corporal quanto para auxiliar o homem escravo da neurose que o impede de ser livre e criativo.
Adotando a ideologia anarquista, a SOMA se propõe a facilitar a busca da liberdade a nível pessoal e social. O Socialismo Libertário proposto pelo Anarquismo torna objetiva a luta contra qualquer forma de autoritarismo, permitindo o surgimento da originalidade única das pessoas. O Anarquismo é hoje a única ideologia que se opõe ao capitalismo burguês, uma das principais fontes de manutenção da dominação, do autoritarismo e das injustiças sociais. Na SOMA esses mecanismos de poder são discutidos e combatidos gerando uma dinâmica autogestiva, onde o que se busca são relações sinceras e solidárias.
Há quase 30 anos a SOMA vem pesquisando alternativas novas no combate a qualquer forma de poder coercitivo que atue sobre o ser humano.
Atuando em vários estados, a SOMA possui três sedes: em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, onde realizam-se palestras, maratonas, grupos e cursos. Há cinco anos, o Coletivo Anarquista Brancaleone vem realizando o Curso de Pedagogia Libertária, um espaço aberto para discussão das possibilidades de uma vida libertária. Sem dominador ou dominado, uma sociedade nova onde uma nova ética, a ética libertária, possa existir e impedir as mazelas que o capitalismo e outras formas de autoritarismo vem produzindo na humanidade.
Foto de Verônica Volpato no decurso do percurso do Grupo "Iniciador" da Soma, em Portugal, 2007/2008
Informações complementares:
João da Mata realizou Palestras e Workshops, em Lisboa, no ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em 2007/2008, bem como em várias cidades europeias. É doutorando, em Sociologia, no ISEG- Instituto Superior de Economia e Gestão, de Lisboa, sendo o tema da tese uma abordagem sociológica da Somaterapia. Tema interessante do ponto de vista da introdução de mudanças micro-sociais nos grupos e nas organizações e das possíveis implicações políticas.
Mais informações: http://www.somaterapia.com.br/
***
A minha peculiar visão da minha experiência vivida na SOMA, em duas imagens
*****
Em conversa com João da Mata.
Dizia Emma Goldmann:
"Só me interessa a Revolução se puder dançar"
" A grande, enorme diferença entre marxistas e anarquistas é que aos primeiros interessam os fins a atingir e, aos segundos, sobretudo os meios"
Absolutamente de acordo! Sempre considerei mais importante o como do que o quê; os caminhos do que a meta; o que se mostra, vive e diz do que o "alcançado" ou a alcançar... Que é, também, uma postura aristocrática.
*****
domingo, junho 15, 2008
Irish People
Vincent Van Gogh, Potato Eaters, oil on canvas, 1885. Van Gogh Museum, Amsterdam
"Comedores de batatas", de Van Gogh, Museu Van Gogh em Amsterdão, primeira obra importante do pintor, exprime a dureza da vida dos camponeses; um "interior holandês" (1) rural, frugal, familiar, coloquial. Na Holanda, a alimentação tradicional é, como na Irlanda, à base de batata (continua a ser: croquettes e empadão). Desconhecia a vertente, triste e escura - entre o neo-realismo e o expressionismo? - do pintor dos países baixos que um dia quis ser pastor protestante no seu país do Norte e acabou, devido a um des-gosto-amoroso, por partir para França, colorir campos de trigo dourados com corvos negros e girassóis verdes e amarelos, amar, auto-mutilar-se, enlouquecer e suicidar-se sob o Sol do Sul. No quadro, os exagerados nódulos dos dedos dos camponeses mostram os efeitos do peso do arado que revolve a terra, as descomunais mãos, duras e grossas abrem-se para semear e fecham-se para recolher... e, entre os dois gestos, repousam inertes e sem função (2) sobre os joelhos.
III. Futebol?
Porque não ligo ao futebol, nem as vitórias da equipa portuguesa nem os belos (dizem) golos dos nossos jogadores me servem de penso rápido. Desabafo com os meus redondos botões "Batatas! Bolas!".
1. Ironizo, invocando, por antinomia, os "interiores flamengos" do século de ouro (séc.XVII) pintados por Vermeer, elegantes, doces, tranquilos, de poucas palavras faladas, letrados e musicados; mãos que não trabalham a terra podem tocar espineta. Mãos que têm outras mãos para tocar nos produtos agrícolas (cf. o quadro " A Leiteira") têm tempo e saber para desfolhar epístolas, olhando longamente através da janela (cf. o quadro "Mulher vestida de azul lendo uma carta").
Vermeer, 1663-1664, Rijskmuseum, Amsterdam
2. Excepto a função de reposição de forças para o trabalho.
quinta-feira, junho 12, 2008
AFEGANISTÃO
Tornou-se Ministro da Defesa do Afeganistão em 1992 sob o governo do presidente Burhanuddin Rabbani. Durante o colapso do governo de Rabbani e a ascensão do regime dos Talibã, Massoud firmou-se como o líder militar da Frente da União Islâmica para a Salvação do Afeganistão, a Aliança do Norte.
Em 9 de setembro de 2001 Massoud foi assassinado por agentes da al Qaeda por sua cumplicidade com Abdul Rasul Sayyaf, apenas dois dias antes dos ataques de 11 de Setembro de 2001. No ano seguinte foi nomeado "Herói Nacional" por ordem do presidente afegão Hamid Karzai.
sábado, junho 07, 2008
Euro
Mas hoje vimos uma grande selecção em campo!!!
OOOOOHHH!!!
PORTUGAL OLÉ!
PORTUGAL OLÉ!
PORTUGAL OLÉ!
PORTUGAL OOOLÉÉÉÉÉ!
SÉC. XXI, MULHERES E PRESIDÊNCIAS: E FILHOS
Ségolène Royale: quatro filhos, alguns ainda menores
Hillary Clinton: uma filha maior
Benazir Butho: um filho maior
SÉC. XXI, MULHERES E PRESIDÊNCIAS
sexta-feira, junho 06, 2008
quinta-feira, junho 05, 2008
BREVES DE AMSTERDÃO I
As casas, de uma magreza juvenil, plantadas ao longo dos canais
Ponte curvada sobre canal
"Cosy" quarto de hotel num prédio estreitinho.
Os habitantes da cidade são bonitos, cuidados no vestir imensamente simples de calças e camisa com bom corte, e gentilmente educados. Num clima de contentamento e à-vontade, vêem-se pessoas descalças, com estilo e bom aspecto, sentadas à mesa das inúmeras esplanadas. Négligés, num certo "chique" descontraído de simplicidade cultivada. Não é fruto do acaso a impossibilidade de tradução de certas palavras para a língua portuguesa de Portugal. Somos ora muito formais ora desleixados em exagero. Engravatados ou à balda, hesitamos entre os estilos "fato completo" em dias de sol ardente ou "fato de treino" (!) para ir às compras semanais no hipermercado e para gastar tempo no centro comercial. Pensando bem, tenho de concordar que, actualmente, ir às compras faz suar as estopinhas, pelo que se tratará de uma moda de ponta portuguesa, adiantada três décadas.
(1) experiências a que fui poupada, graças a Deus, por via de uma educação basicamente estrangeirada.
E ASSIM SE CONSTRÓI UM IMPÉRIO. CULTURAL EM SENTIDO ANTROPOLÓGICO
Muito boa tarde,
Acreditando que este comunicado de imprensa que recebemos da TV5 Monde pode interessar muitos de vós, tomamos a liberdade de vo-lo enviar e assim partilhar a informação.
TV5MONDE
Communiqué de presse
Responsable Relations Presse
Isabelle di Costanzo
Hommage à Yves Saint-Laurent
« 5 AVENUE MARCEAU » sur TV5MONDE
Disparu le dimanche 1ier juin, Yves Saint-Laurent a révolutionné les allures et la mode féminines, TV5MONDE lui rend hommage avec le documentaire « 5 avenue Marceau ».
Ce documentaire est un voyage inédit, intime, au coeur de l'entreprise Yves Saint-Laurent, un mythe vivant, une des légendes de ce siècle. En 2002, le couturier accepte d'ouvrir les portes de sa "maison de couture" à une équipe de tournage, peu avant l'arrêt de son activité.
Pendant quarante ans, Yves Saint-Laurent n'a cessé d'étendre son influence pour finalement devenir le créateur de mode le plus célèbre et le plus incontesté, dont l'art fut toujours et d'abord une manière de vivre : un style. Et le "style Saint-Laurent", c'est avant tout l'allure, c'est-à-dire le respect du corps et de l'exaltation de ses contours.
Pendant trois mois, la caméra de David Treboul nous emmène dans un récit à huit clos, à la découverte du créateur. Yves Saint-Laurent est entouré de sa famille, les quelques rares personnes qui savent comment intervenir dans son ballet sans le déranger, Anne-Marie Munoz, Loulou de la Falaise, sa muse et Pierre Bergé.
De David Treboul
2002, 85', Movimiento Production
Diffusions sur TV5MONDE :
TV5MONDE France-Belgique-Suisse : le jeudi 5 juin à 21h (heure de Paris)
TV5MONDE Amérique latine : le lundi 9 juin à 20h30 (heure de Buenos Aires)
TV5MONDE Etats-Unis : le mercredi 4 juin à 20h30 (heure de New York)
TV5MONDE Europe : le jeudi 5 juin à 18h30 (heure de Berlin)
TV5MONDE Orient : le samedi 7 juin à 15 h (heure du Caire)
TV5MONDE Asie : le mercredi 4 juin à 23h (heure de Dehli)
*****
quarta-feira, junho 04, 2008
terça-feira, junho 03, 2008
segunda-feira, junho 02, 2008
Bom debate - A IVG em Portugal após o referendo.
6 de Junho de 2008
Lisboa, Sede Nacional do Partido Socialista
Programa
18.00h – SESSÃO DE ABERTURA (vídeo)
A IVG em Portugal após o referendo
Moderadoras: Catarina Marcelino, Presidente do DFMS de Setúbal; Isabel Santos, Juventude Socialista; Jesuína Ribeiro, Presidente do DFMS da FAUL e Maria João Botelho, Presidente do DFMS da FRO.
PAINEL
Vasco Freire, Médico, Movimento Médicos pela Escolha
Pedro Alves, Juventude Socialista, Movimento Jovens pelo Sim
Ana Vicente, Investigadora, Movimento Responsabilidade e Cidadania
Ana Catarina Mendes, Deputada, Partido Socialista
19.30h – Debate
20.15h – Sessão de Encerramento
Fernanda Dias
A Fernanda Dias morreu, vítima de doença prolongada.
Descansa em paz, Fernanda.
Até ao nosso encontro!