sábado, outubro 18, 2008

Coaching e PNL. O homem unidimensional?

« [...] O Congresso irá abordar a utilização das ferramentas do Coaching e da Programação Neurolinguistica (PNL) no mundo organizacional.

Os padrões de excelência estão em constante mudança, as empresas enfrentam um mercado cada vez mais competitivo é necessário que as organizações aprendam com seus próprios erros e se adaptem.

Muitas organizações em todo o mundo estão a usar o Coaching e a Programação Neurolinguística, como instrumentos de gestão da mudança sustentável, proporcionando a obtenção de equipas de alta performance, que actuam em função dos objectivos esperados e que se adaptam facilmente às exigências do mercado.

O Coaching tem seguido um caminho paralelo ao da PNL, nos últimos quinze anos a partir do sucesso do Coaching desportivo e com forte influência dos treinadores junto dos atletas, vários principios de trabalho em equipa, motivação, liderança foram absorvidos para a área organizacional e também, para a área pessoal.

Quanto à PNL é uma abordagem pragmática, voltada para resultados e que utiliza técnicas de linguística, psicologia, teoria dos sistemas, cibernética e hipnose para obter mudanças rápidas no indivíduo e também nas organizações.

Venha interagir com profissionais experientes e conhecer as técnicas de utilização do Coaching e PNL

DESTINATÁRIOS

Este Congresso é dirigido a:
Directores, Chefias, Responsáveis e Técnicos de Recursos Humanos, Responsáveis de desenvolvimento Organizacional, Consultores, Coaches, Formadores e a todos os que tiverem interesse pelas temáticas apresentadas


*********

Sugiro que iniciemos uma reflexão, neste blog, sobre o tema em questão, objecto de Congresso (a realizar em Lisboa, em Outubro de 2008).

7 comentários:

Paulo Dias disse...

Olá Vera, Já tenho pessoas interessadas...

http://www.powerperformance.com.pt/

Vera Santana disse...

Paulo,

Em iniciar ua reflexão?

Ah, vi agora o link. Vou até lá.

Vera Santana disse...

Já li, Paulo

O coaching e a PNL estão na moda, I suppose.

Pergunto-me se esta moda é um indício, entre outros, de uma mudança de paradigma ...

Patrícia Castelo disse...

Eu andava para aqui a ler sobre estas coisas quase como se fossem tabu, achando que ninguém se interessava pelo assunto de coaching e programação neolinguística e afinal há mais alguém, que até se interessa sobre estas coisas e que acredita que podem ter efeitos práticos?!!!Já li algumas coisas sobre o assunto (vá lá bastante, vários livros, certamente mais de uma dezena e outras tantas pesquisas na net). Creio realmente que é um assunto de momento, de presente que moldará uma maneira de pensar para um futuro próximo, diferente da fria lógica racional depauperada de emoções elevadas. Só para dizer isto. Estou muito contente que se interessem pelo assunto e que o tragam para o loja de ideias. Parabéns...
O Brasil e a América (latina e eua) falam de PNL e coaching com uma facilidade e abundância extremas, de tal modo que como em alguns sites e apresentações cometiam erros linguísticos o meu subconsciente acabou por minimizar a credibilidade do assunto. Mas agora, já que falam nisso, também gosto destes temas...

Vera Santana disse...

Patrícia,,

Porquê "diferente da fria lógica racional depauperada de emoções elevadas".

Gostava que, caso possível, explicasses um bocadinho. Podes?

Fico a aguardar,

Vera

Patrícia Castelo disse...

A pnl e o coaching baseiam-se na gestão de emoções, em controlar as emoções de forma a que cada um possa alcançar o sucesso. Trata-se de treinar o autocontrolo, a capacidade de ter pensamentos positivos para criar uma realidade de acordo com a que pensamos e que definimos na nossa mente.
Muitos destes autores não são aceites pela escolástica tradicional. Esta forma de pensamento é até aceite por povos antigos, por organizações mas não nas universidades, pelo menos até agora.
Isto de Q.E (este conceito já é científico) para além do q.I esta nova concepção de ser humano para além da lógica e das ciências humanas ou exactas ainda são assuntos que praticamente só se situam num plano metafísico e pelo conceito filosófico, tudo o que é metafíco não pode ser experimentado e provado. Talvez por isso esta corrente de pensamento tenha postulados como acreditar- acreditar que se pode conntruir a própria realidade e que os objectivos só se atingem se primeiro forem visualizados...
São temas que encaram a mente humana como o primeiro meio para a construção da realidade.
Atinje as mais diversas áreas da vida de cada um que não só a profissional e considera factores como a motivação pessoal, para além da técnica que se possa dominar, como influentes para o desempenho profissional...


Sobre o conceito de mapas mentais, li sobre o assunto por um autor norte-americano toni buznan, criador do conceito que podemos utilizar para fazer a lista de compras ou para estudar para o exame de especialde.
Desde então nunca mais ouvi falar do conceito, até visitar o site que indicaste, Vera.

Vera Santana disse...

Patrícia,

Li atentatamente o que escreveste. Obrigado pela introdução. Havemos de discutir isto ao vivo. Talvez na 3ª feira.

Bjs, Vera

Pesquisar neste blogue