1.Texto publicados na Blogosfera:
1.1. Vera Santana
Estive na apresentação da candidatura do camarada Miguel Teixeira porque:
1. Conheci o camarada Miguel Teixeira há pouco tempo e tivemos uma agradável conversa, perto do Natal; nessa conversa ficou muito claro que eu iria apoiar o Miguel Coelho, facto que não nos impediu o diálogo; eu defendia e defendo não ser o momento para determinadas mudanças internas na Concelhia de Lisboa.
2 Quis, no dia 6, conhecer melhor quer o camarada Miguel Teixeira enquanto político orador quer as linhas do seu programa, razão pela qual estive presente.
3. Ninguém no Partido, em qualquer estrutura nacional ou local, me disse para ir ou para não ir à apresentação do programa do camarada Miguel Teixeira; mas ainda que alguém tivesse tido um tal atrevimento (o que me pareceria estranho e contraproducente) eu faria e farei sempre aquilo que considero correcto perante a minha consciência, pois uma mulher socialista não é, por definição histórica e sociológica, um ser facilmente arrebanhável ...
4. A autarca responsável pela Secção do Bairro Alto informou e bem, em reunião da Secção e por email, as datas e o local (FAUL) de apresentação de cada uma das candidaturas aos militantes da Secção.
5. Considero não ter perdido o meu tempo pois pude ouvir não só o Miguel Teixeira como outros camaradas que há algum tempo não via nem ouvia nos espaços internos do Partido e cujas reflexões são um inestimável contributo para todos nós. Ressalto a intervenção da camarada Maria Belo que, com uma visão de bom senso sénior, introduziu moderação no discurso júnior do Miguel Teixeira.
6. Não tenho por hábito fazer comentários sobre camaradas não presentes, pelo que não me pronuncio sobre possíveis, prováveis ou improváveis causas ou razões explicativas ou justificativas das suas ausências estar ou não estar presente numa assembleia deste tipo depende inteiramente da livre vontade de cada indivíduo pelo que qualquer tentativa de explicação "colectivizante" corre o risco de esquecer que cada indivíduo é um indivíduo com razões específicas e próprias e diferenciadas entre si, para estar ou não presente.
7. E, last but not least, não posso deixar de sublinhar o facto de uma tentativa de explicação :"colectivizante" partir de um autor anónimo ...
Vera Santana mulher socialista, militante do Bairro Alto apoiante do camarada Miguel Coelho
-----------
1.2. Texto do Carlos Castro
Esta tarde, recebi novo mail sobre a corrida eleitoral na Concelhia de Lisboa. O Gustavo Gouveia, que conheço, teria empregue o termo "fascista", em fim de análise de um comentário, a propósito de uma conversa que a Carla Madeira, Secretária Coordenadora do Bairro Alto - pessoa que conheço bem e por quem tenho muita estima e consideração pessoais, teria tido com militantes da Secção, no sentido destes não irem à sessão com o Miguel Teixeira, que se realizou há dias na sede da FAUL.
Ora, sobretudo pelo respeito e amizade que tenho pela Carla, que está muito acima de qualquer campanha e disputa partidária interna, procurei tirar a limpo esta história, pois tal insinuação é merecedora de total repúdio. Isto porque, independentemente das opções que a Carla Madeira (ou qualquer pessoa) tem em termos de melhor projecto para a Concelhia de Lisboa, e neste ponto eu não tenho a mesma interpretação da Carla, há uma coisa que eu sei que a Carla não faria, intimidar algum militante. E quando não partilhamos dos mesmos projectos, há uma questão de respeito que tem de prevalecer.
A troca de ideias e opiniões são salutares e enriquecem, o insulto dispensa-se, pois além de enfraquecer demonstra um estilo nada digno. Devo referir, inclusive, a propósito desta campanha, que a 'Carla militante' tem apoiado o Miguel Coelho, o que é natural e legítimo, e a 'Carla Secretária-Coordenadora' tem dado a conhecer aos militantes do Bairro Alto as iniciativas dos dois candidatos, com imparcialidade. Numa atitude digna por parte dela, de modo a proporcionar o máximo de informação possível de cada candidatura a cada militante.Ora, o Gustavo fez esse comentário e tal merece o meu total repúdio, pois o bom nome da Carla merece respeito.
Enfim... Espero que esta campanha interna não tenha mais episódios destes, que em nada contribuem para um bom e frutífero debate. Há que saber elevar e dignificar o PS/Lisboa, não rebaixar e insultar.
CMC
Sem comentários:
Enviar um comentário