domingo, dezembro 21, 2008

Fire in Athens 4 - por André Maia

Partilho convosco, neste nosso blog, uma das crónicas diárias que me são enviadas por um amigo, português a viver entre a Grécia e Lisboa, André Maia, naturalmente com a autorização do autor. Começamos todos a sentir que o que se passa na Grécia é bem mais importante do que os media querem fazer crer, tem repercussões na Europa, não parece ter chegado ao fim e não se entrevê solução. Ontem, numa manifestação em Lisboa, era mostrado um cartaz onde se lia "Somos todos Gregos". O que se passa e o que se não sabe ao certo merecem quer a nossa a atenção máxima quer a nossa reflexão séria.


CRÓNICA DE ANDRÉ MAIA - Fire in Athens 4 (18 de Dezembro)

QUERIDOS OLD FRIENDS

Continuo a receber reacções vossas em relação aos acontecimentos em Atenas. Desenganem-se se pensam que se trata apenas de uma revolta juvenil. NÃO!!! O descontentamento popular faz com que haja amanhã outra Greve Geral. Isto nao vai ter fim!!! Há questão de meia hora, foi denunciada a actividade de alguns jovens encapuçados e armados de barras de ferro. Os vídeos, passados nos canais de TV, mostram nos em conversata com brigadas de choque. São os grandes agitadores que tentam transformar este grande movimento de protesto numa revolta destruidora, sem sentido...

Já vos tinha comentado que NUNCA nenhum desses encapuçados havia sido apanhado pela Polícia. A mesma Polícia que continua a agredir jovens rapazes e raparigas sentados no chão em protesto silencioso, em frente ao Parlamento, na Praça do Sintagma. Ontem à noite aqui em casa, ouviram-se explosões, tipo fogo de artifício durante alguns minutos. Achei estranho estarem a celebrar o Natal... Hoje de manhã, ao sair de casa, vi como ficaram destruidos carros da polícia e a Esquadra aqui atrás.

Também em Tessalónica os confrontos continuam. Os químicos lançados só aumentam a firmeza dos que querem que o sistema mude. Ontem mais um escândalo envolvendo terrenos da Igreja Ortodoxa vendidos ilicitamente a politicos, e o esbanjar de milhões de euros na construção de edificios pertencentes a políticos tambem, em grandes lavagens de dinheiro, fizeram o outro prato da balança. Quando tudo esta a ser denunciado com provas e nada acontece, mal esta a coisa. Michael Moore denunciou a fraude da eleição de Bush, das Torres Gémeas e... em Portugal, os corruptos saem sempre por cima. Parece-me que aqui, na Grécia, estão à procura de uma saída real. Como berço da Civilização Ocidental, se o conseguirem, será mais uma chapada de luva branca para todos nós, aburguesados e acomodados ao materialismo galopante que, se não for travado, levará a destruição real do Planeta.

De Atenas, com amor, André Maia

Nota: texto publicado na íntegra; foram acrescentados por mim acentos e cedilhas, inexistentes no teclado (e no alfabeto ...) grego.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue