sábado, setembro 30, 2006

Quase nos esqueciamos...mas não


É Amanhã que se vota no Brasil, e a pouca importância se tem dado ao acto, talvez seja justificada pela previsibilidade do mesmo. Lula ganhará à primeira? Essa parece ser a grande incerteza. Nem os constantes escandalos nem as ausencias em debates televisivos parecem manchar as hipóteses do candidato-operário. Falta de oposição? alternativas débeis? Bom trabalho ou conforto?

Para melhor acompanhar o acto eleitoral, via blogosfera portuguesa, informe-se com o Pedro Magalhães. Para se inteirarem da realidade bralileira, versão básica, podem consultar isto, ou isto (versão mais avançada).
Adiantamos que amanhã serão candidatos vários milhares para a ocupação de 1.627 cargos políticos, da Presidência e Vice-Presidência da República a Governadores e respectivos vices, de Deputados Federais, Deputados Estaduais e Deputados Districtais a Senadores. O voto é obrigatório (quem faltar sem justificação é multado), electrónico e numérico. Cada candidato tem um número próprio que é digitado na «maquina de voto» (ver foto).
Estes são os candidatos numéricos à presidência 13, 44, 12, 45, 50, 27, 17, e 29.
[vejam os CV's e explorem o site...é impressionante]

Cargos em disputa em 2006
Presidente da República 1
Vice-presidente da República 1 (vagas não-electiva)
Deputados Estaduais 1.035
Deputados Distritais 24
Deputados Federais 513
Senadores 27
Suplentes de Senadores 54 (vagas não-electiva)
Governadores 27
Vice-governadores 27 (vagas não-electiva)
Total 1.627 (82 não electivas)

Obs: Os eleitores não votam para vice-presidente da República, vice-governadores de Estado e suplentes de Senadores. Essas vagas são preenchidas com os votos dados aos titulares dos cargos.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue