And the dreamers? Ah, the dreamers! They were and they are the true realists, we owe them the best ideas and the foundations of modern Europe(...). The first President of that Commission, Walter Hallstein, a German, said: "The abolition of the nation is the European idea!" - a phrase that dare today's President of the Commission, nor the current German Chancellor would speak out. And yet: this is the truth. Ulrike Guérot & Robert Menasse
quinta-feira, junho 27, 2013
Ricardo Costa, Teixeira dos Santos e o PEC IV
quarta-feira, junho 26, 2013
Mas quantos é que são precisos?
Astérix a falar aos seus companheiros de resistência |
Apresentando o programa de governo (ou não) |
- Que o problema é Internacional (no caso, e principalmente, Europeu);
- Que é necessário a solidariedade europeia para o resolver;
- Que é necessário crescimento para o resolver;
terça-feira, junho 25, 2013
Qual é o plano B?
Quase todas as soluções aventadas pelos partidos políticos da oposição, para resolver a tragédia económica e social em que o país está metido, parecem ter em comum a ideia de que a resolução dos nossos problemas passa pela alteração das condicionantes europeias da nossa situação. Desde a ideia do BCE imprimir dinheiro, passando pela mutualização da dívida à escala europeia, eurobonds, etc.
E no entanto, pouca ou nada se diz sobre as razões que levariam os nossos congéneres europeus a proceder a tal ateração radical. E pior, existe um silêncio quase ensurdecedor sobre soluções nacionais, que possam efectivamente resolver os nossos problemas, caso os nossos “primos europeus” decidam manter-nos no rota do abismo da austeridade.
Eu, como cidadão, gostava de saber qual é o plano B, para o caso de na Europa acontecerem apenas as mudanças necessárias para que nada mude realmente. Algo que a UE é pródiga em fazer.
Qual é o plano B?
segunda-feira, junho 24, 2013
domingo, junho 23, 2013
Gostava de ter dito isto
André Freire, Expresso da Meia-Noite de 21/06/2013
Ministro Maduro
Começo a achar que Poiares Maduro vai ter um destino semelhante ao último ministro da propaganda de Saddam Hussein. Vão estar os media a noticiar que Passos e Gaspar* estão a entregar a demissão a Cavaco Silva em rodapé, e teremos Poiares Maduro num briefing diário da presidência do conselho de ministros a dizer que o governo transpira estabilidade, solidez, confiança e esperança. Vá lá, já tem muita sorte em não ter que dizer que os americanos se estão a suicidar às portas de Baghdad.
- (apenas Gaspar pode apresentar uma demissão efectiva a Cavaco, porque ele é que é verdadeiramente o primeiro-ministro)
sexta-feira, junho 21, 2013
Pré-relatório sobre as PPPs
Se o PSD, e o CDS, quisessem descredibilizar as comissões de inquérito parlamentares, dificilmente arranjariam melhor forma que a divulgação atabalhoada nos media do draft do deputado relator do PSD Sérgio Azevedo, referente à Comissão sobre as Parcerias Público-Privadas. Afirmar, sem provas nenhumas, or argumentos plausíveis, que a culpa é de Sócrates, e que os “xuxas” devem ser presos, e quiçã esquartejados, é tão 2011…
quinta-feira, junho 20, 2013
terça-feira, junho 18, 2013
"Olha o palhaço!"
Parece que a frase que dá título a este post foi gritada por um cidadão, enquanto o Presidente Cavaco Silva passava revista à Guarda de Honra Militar nos jardins do Palácio de Belém, acompanhado pelo seu congénere venezuelano Nicolas Maduro.
Deixamos ao critério dos leitores determinar quem seria o destinatário.
Tempo de Leitura
“Even a good publisher can’t read more than a hundred books a year”
Numa entrevista dada por Michael Kruger, director editorial da Carl Hanser Verlag, uma das mais conceitoadas editoras alemãs, a frase acima apanhou-me de surpresa, mas em retrospectiva é daquelas surpresas que se devem à ausência de reflexão. É óbvio que se nós, meros leitores, não temos tempo suficiente para ler tudo o que queremos, ou deviamos, então, por maioria de razão, também os editores também não têm. O que nos leva a pensar sobre o processo de qualidade das mega-editoras…
O cerne da entrevista também é giro:
“The Problem is That Most of the Readers Love Bad Books!”
Elitista qb., mas giro.
domingo, junho 09, 2013
9 de Junho de 2013
Há doenças tramadas.