sexta-feira, novembro 17, 2006

Especial II

Esta então era impossivel de não a destacar. Amadeu de Souza cardoso foi um génio, artista um visionário e moderno, que soube, com a sua arte, impor, com espanto, uma presença portuguesa no panorama artistico contemporaneo da viragem para o século XX. Foi figura incontornável, genial, daqueles que cada geração pensa ter direito a só um.
Reune-se agora, penso, muito do que Amadeu produziu. Parece que a reunião em exposição na Gulbenkian é das mais completas já executadas, aliás, como já o havia feito no passado (muita da memória de Souza Cardoso que ainda perdura deve-se à instituição do arménio exilado/naturalizado português; à uns anos elaboraram um catálogo com uma cuidada sistematização de toda a obra de Souza Cardoso, inicitiva que o recolocou no centro da Arte Europeia, pelo menos, agora é esta reunião) . Está (quase) toda a sua obra, penso. É mesmo de não perder. Há inclusive quem diga que antecipou o cubismo a Picasso, nas suas peças dos anos 10 (quando vivia em Paris). Falta-lhe ainda granjear apoios para que a sua obra seja bem estudada, inventariada e destacada, quer no panorama europeu continental quer no panorama mundial. Acredito sinceramente que Souza Cardoso foi um dos grandes pintores do século passado, e que o reconhecimento total que lhe é devido não deve faltar. E esta exposição é um passo nesse sentido.

Esta não perco. Mesmo! E levo o catálogo.

[a sorte é que está até Janeiro]

Exposição Amadeo Souza Cardoso
Amadeo faz anúncio para jornal (Riscado, muito piroso): Nasci em Manhufe mas quero chegar até ti! Jovem culto e viajado dado a manifestações artísticas procura público com características semelhantes (Riscado, muito básico) As minhas obras são apreciadas em todo o mundo, falta cumprir-se Portugal (Riscado por ordem do Fernando Pessoa) José Emygdio de Souza-Cardoso e de Emília Cândida Ferreira Cardoso têm o prazer de convidar Vossa Exª para a homenagem feita a seu filhinho Amadeo (Riscado, muito “casório”) Exposição= 260 obras minhas + 38 autores celebres x Uma época fascinante – Preço = venham Já!! (Aceite por cansaço, tenho mais jeito para pintar!) Mami
ONDE
Gulbenkian Sede, Piso 0 e 01
Tel.213612400
QUANDO
Até dia 14 de Jan.
QUANTO
Entrada Livre

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue