quarta-feira, setembro 07, 2005

O lado errado do rio

Se há concelho que me faz confusão não progredir, esse concelho é o de Almada. É dos concelhos que mais potencialidades de progresso tem, e com espaço para promover essa evolução. No entanto, estranhamente, o concelho não evolui, a não ser "por obrigação" (leia-se por projectos que têm apoio comunitário).

Há vários casos sobre os quais se pode divagar:

  1. Cacilhas
    Esta localidade é conhecida por duas situações distintas - os barcos e os restaurantes. Mas podia ser também conhecida pela sujidade e pelo ostracismo. Para uma localidade junto ao rio, e com bons acessos, Cacilhas podia ser muito mais "rentabilizada" se para tal fosse cuidada. Uma recolha de lixo mais eficiente, com limpeza das ruas, arranjo de passeios e reordenação do parque automóvel seria o mínimo indispensável para a localidade se tornar mais aprazível. Se a isto juntarmos um novo, mais moderno e ordenado terminal rodoviário, a localidade ficaria logo com uma nova cara. Depois disto poder-se-ia pensar na requalificação de todo o passeio junto ao rio, podendo inclusive desenvolver um projecto semelhante, embora mais pequeno, ao das Docas, criando uma zona de lazer desde o porto fluvial até à Ponte 25 de Abril;
  2. Almada
    Almada, então, parece que parou no tempo. As únicas obras efectuadas foram feitas englobadas no âmbito do Fórum Almada. Tudo o resto parou (Há uma rotunda ou outra feita, mas muito pouco). De Almada aproveito para frisar a fraca iluminação. Candeeiros altos, de luz branca e fraca. Basta haver umas árvores na via pública para que já não haja luz suficiente. A iluminação já há muito devia ter passado para candeeiros mais baixos e de luz amarela. Almada sofre também de alguns males idênticos a Cacilhas, como por exemplo uma fraca recolha de lixo e limpeza da via pública (embora não sendo um caso tão grave como o de Cacilhas) e um completo caos no parque automóvel.
  3. Trafaria
    Só tenho uma pergunta: Existe? Além de um porto, alguém mais liga a esta localidade? Não merecia um projecto de requalificação? Se acharem que a Trafaria não tem potencialidades para mais, vão até lá e olhem para o outro lado do rio. Decerto encontrarão algumas diferenças...
  4. Costa da Caparica
    A Costa da Caparica é um caso de gritante de políticas de ordenamento erradas. Podia ser um sítio extremamente aprazível, mas desde uma marginal caótica ao nível de trânsito, muito por culpa dos sinais para a passagem de peões, ao estacionamento desordenado (mais uma vez - aliás, é uma constante em todo o concelho), ao comércio ambulante quer junto à marginal, quer junto à praia, ao trânsito no meio da vila, tudo contribui para que a Costa viva uma qualidade de vida muito abaixo das potencialidades que as condições da mesma permitiria. A construção de uma maior capacidade de estacionamento para automóveis, o fechar ao trânsito das ruas interiores da vila, a remoção da venda ambulante quer da zona das praias, quer da zona da marginal (colocando este comércio noutro sítio) seriam medidas de simples aplicabilidade, aliadas às já anteriormente faladas para outros pontos do concelho (sobre a recolha do lixo e da limpeza das ruas) que em muito melhorariam a qualidade de vida de quem lá vive.

Por outro lado, a construção do metro de superfície (ou eléctrico, como se chamava há uns anos atrás), sendo um projecto arrojado e de grande importância, deveria ter uma construção mais cuidada. Não é compreensível como é que os acessos e estradas adjacentes, também recém construídas (ou melhoradas) não têm espaço que permitam aos transportes públicos fazerem manobras sem dificuldade. E tudo indica que, embora ainda estejam a fazer acabamentos, não façam a devida correcção em tempo útil (provavelmente haverá outro projecto para o fazer).

Em suma, um concelho que, tendo tido sempre a mesma força política desde o 25 de Abril de 1974 (tendo portanto a necessária estabilidade política) com muitas potencialidades de crescimento, vive numa estagnação há anos, contrastando com os concelhos da outra margem do Rio Tejo, com os quais tem "contacto visual" (Lisboa, Oeiras e Cascais). Almada vive de "mínimos olímpicos" que parece contentar as pessoas que lá vivem e exercem as suas actividades. E nada foi falado sobre as localidades do interior, como a Charneca da Caparica ou a Cova da Piedade, nem do não aproveitamento dos pólos universitários que lá existem ou do próprio hospital. A verdade é que os maiores progressos que se efectuaram no concelho de Almada foram todos patrocinados pelo Governo central (excepção feita às melhorias já atrás faladas, incluídas no projecto do Fórum Almada), perante a estagnação e passividade dos órgãos autárquicos e respectivos eleitores. Não conheço nenhuma sondagem para este concelho para as próximas eleições, mas não estranharia que tudo ficasse na mesma. E que o concelho de Almada perdesse mais quatro anos (por opção própria, obviamente).

P.S. - Também publicado no Esquerdices.

1 comentário:

Geosapiens disse...

...assino por baixo...embora a culpa...tenha que ser dividida entre oposição que não apresenta um projecto e candidatos suficientemente mobilizadores...e a Câmara...que investe milhões em publicidade em vez da requalificação urbana...acho que tanto o Santana Lopes como o Capucho tiveram uma boa professora...um abraço...

Pesquisar neste blogue