domingo, setembro 18, 2005


É amanhã.
(As últimas sondagens analisadas pelo Pedro Magalhães).
Estou curioso.

Curioso com os resultados. Em saber se mesmo ganhando a CDU (alemã) pode haver uma maioria alargada de esquerda - SPD/Verdes/PE-PDS. Em saber se, na eventualidade de servir de «pêndulo», Oskar Lafontaine negociaria com Schroeder e asseguraria um terceiro mandato ao socialista.

Curioso em saber se uma mulher dirigirá os destinos da Alemanha.

Curioso com o comportamento do Partido de Esquerda-PDS, de Oskar Lafontaine (novo partido composto pelos ex-comunistas do PDS com «ala esquerda» do SPD) e dos Verdes, de Joschka Fischer.
(sobre as eleições, um breve resumo)

Estou curioso em acompanhar as diversas leituras que por essa Europa fora se fará.

Curioso em acompanhar a cobertura nacional.
Curioso em saber se se vai aproveitar estas eleições, renhidas, para abordar o assunto do sistema eleitoral. é que é do sistema misto alemão que tem vindo grande parte da inspiração para a reforma do nosso sistema eleitoral...(sobre este tema, um texto sobre o sistema eleitoral alemão, e um outro, do Vital Moreira, sobre a reforma do nosso sistema eleitoral, referindo-se ao sistema misto).
Pena é que não tenhamos aproveitado esta oportunidade (mea culpa) para pudermos ter discutido esta importante temática. Poderiamos ter iniciado o processo de «educação» necessário para que a alteração do nosso sistema eleitoral se processe de uma forma não só participada como informada. É verdade que o Clube «Loja de Ideias» já tem pré alinhada duas conferências sobre «sistemas eleitorais em funcionamento», onde tratará o sistema misto alemão; mas esse alinhamento está previsto para Fevereiro/Março de 2006.

1 comentário:

Willespie disse...

Perante o actual cenário, com os resultados provisórios apresentados até ao momento, penso que a única solução clara e benéfica será uma coligação 'traffic light'. O verde (Green), amarelo (FDP) e vermelho (SPD).

A CDU não conseguiu apresentar um programa de uma forma esclarecedora. E o povo alemão com certeza não aprecia confusões, e preferiu dissipar os seus votos nos partidos alternativos (e bem a meu ver), nas suas respectivas áreas políticas. O equilibrio entre a esquerda e centro/centro direita, manteve-se inalterada, não havendo um deslocamento significativo para a direita.

Saliento e aplaudo o crescimento dos partidos alternativos.
Considero-me centrista e liberal, (liberalismo moderno ou social) mas o liberalismo clássico não consta nas minhas preferências ideológicas. Aliás, prefiro ser considerado social democrata (i.e. International Socialista) do que liberal clássico.

Mesmo assim é de louvar a aposta considerável que acaba de ser feita no partido FDP e Verde na alemãnha.

Pesquisar neste blogue