quinta-feira, outubro 26, 2006

Resposta


Direito de resposta.

Já não é a primeira vez que vemos o Paulo Gorjão levantar suspeitas sobre acontecimentos políticos / jornalísticos da vida nacional. Já iniciou diversas micro-causas sobre dois ou três temas. Já publicou, via bloguítica, peças de jornal que procuravam indiciar facto A ou facto B. Fê-lo, sempre, com o intuito divulgativo e de exposição de suspeita. Já, por diversas vezes, lançou acusações e esperou resposta, mesmo que muitas vezes essa resposta nunca viesse.

Recentemente publicou um post sobre um artigo do Eduardo Cintra Torres, no Público, onde ele, Eduardo, ataca a direcção da Lusa e a responsabiliza pelas recentes demissões ocorridas na agência noticiosa. Eduardo Cintra Torres profere acusações graves, não só ao director da Lusa como ao governo (que acusa de ter uma «central de informação» na própria agencia). Texto demolidor.

Paulo Gorjão, como aliás já fizera aquando da nomeação do próprio director Luís Miguel Viana, publica a acusação, mas esquiva-se à resposta. Já na altura da sua nomeação, Luís Miguel Viana tinha escrito aos jornais, ao abrigo do direito de resposta, rebatendo as acusações de que tinha sido alvo e explicando as razões da sua nomeação. Sobre isso nada disse o bloguítica. Sobre o recente episódio, também o director da Lusa veio a terreno expor a sua reacção aos ataques proferidos. Por acaso tivemos acesso à sua resposta, que prontamente enviámos ao bloguítica, para que a publicasse on-line (era, pensámos nós, justo).

Nada aconteceu. Passaram 6 dias.

Decidimos então escrever este texto, expondo a situação. Pensamos, como aliás o próprio Paulo Gorjão, que o direito de resposta é sagrado, e que abandoná-lo é deixar impune a incúria e a má fé. Não podemos pedir para os outros o que não fazemos nós próprios. Temos, ou alguns de nós, a responsabilidade de manter a blogosfera séria. Sabemos que o bloguítica tem responsabilidades bem maiores que as nossas e daí este reparo amigo, não ofensivo. Acreditamos também que este episódio tenha sido uma excepção, motivada por um qualquer esquecimento.

Dito isto, reproduzimos a resposta do director da Lusa, convidando o bloguítica a ou fazer o mesmo ou a linkar-nos. [próximo post]

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue