quinta-feira, julho 05, 2007

Uma nova cidade.


Caro Carlos,

1. Tens razão. A secção do Bairro Alto também se inclui no rol das que, regularmente, discutem a questão da reorganização da cidade de Lisboa. Ainda mais porque, como referes e bem, tem a seu cargo sete freguesias. Fica registado o meu reparo, e aproveito para saudar o belíssimo trabalho que a Carla Madeira tem feito.

2. Referes que “questão mais delicada, e que se compreende, prende-se com a identidade de cada freguesia”. Concordo, é uma das questões. Mas lembro que essa identidade foi, e é, construída. Em alguns casos a construção é apenas simbólica, oportunista ou mesmo política. Lembremos que as marchas populares, antiga tradição de Lisboa, foram «inventadas» por Leitão de Barros apenas há 75 anos. E no entanto parece que sempre foram vividas pela cidade.

3. Isto para dizer que as novas instituições a serem criadas podem perfeitamente ser alvo de semelhantes construções identitárias, especialmente se bem trabalhadas de inicio. Por exemplo, Lisboa já teve outras organizações administrativas. Porque não as compilar e ver se não se pode aproveitar antigas sugestões?

4. A futura divisão será sempre mais bem aceite se for alicerçada num registo histórico, e não se for apresentada como um mero produto burocrático.

5. Assim, além de sugerir continuar esta troca de ideias no PS, sugiro que se lance, com realização nestes dois anos, um amplo debate que envolva toda a cidade, sempre considerando as dimensões essenciais para a boa realização desta ambição. Há que conciliar as necessidades administrativas com as distintas culturas da cidade, com a sua história e composição sócio-demográfica.
6. Como exemplo, eis a divisão em 4 Bairros, existente no Estado Novo:
1.º BairroAnjos, Castelo, Coração de Jesus, Encarnação, Graça, Madalena, Mártires, Mercês, Pena, Sacramento, Santa Catarina, Santa Engrácia , Santo Estêvão, Santiago , São José, São Mamede, São Miguel, São Nicolau, São Paulo, São Vicente de Fora, , Socorro, Santa Justa e São Cristóvão e São Lourenço



4º BairroAlto do Pina, Beato, Marvila, Penha de França, Santa Maria dos Olivais, São Jorge de Arroios, São João de Deus, São João e a Freguesia proposta do Oriente
7. E que este seja apenas o inicio dos trabalhos.
[post também publicado no Costa do Castelo]

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue