quarta-feira, julho 11, 2007

Dia da População

O Dia Mundial da População é um momento de focalizar no compromisso e a acção para assegurar que cada gravidez seja desejada, cada nascimento seja seguro, cada jovem esteja livre do VIH/SIDA, e cada menina e mulher sejam tratadas com dignidade e respeito.

O tema do Dia Mundial da População 2007 é Homens como parceiros na Saúde Materna.

Hoje demasiadas mulheres morrem desnecessariamente das complicações evitáveis da gravidez e do parto.

Em cada minuto uma mulher perde a sua vida.
Cada minuto, a perda de uma mãe quebra uma família e ameaça o bem-estar de crianças sobreviventes.
E para cada mulher que morre, mais de 20 mulheres experimentam complicações sérias tais como a fístula obstétrica.

Os líderes mundiais comprometeram-se a melhorar a saúde materna e a avançar na igualdade de género.

E os homens podem dar uma contribuição tremenda usando o seu poder para a mudança positiva. Os homens têm o poder amplo em situações desde a decisão pessoal e da família às decisões políticas e de programas em todos os níveis da governação.

UNFPA, apoia iniciativas de maternidade segura em torno do mundo. Trabalhamos com governos e outros parceiros para assegurar-se de que cada mulher tenha o acesso a três serviços de saúde reprodutiva que excepto vidas das mulheres. Estes são planeamento de família voluntário, parto assistido e cuidados obstétricos de emergência no caso de complicações durante o parto. Nos países onde estes serviços estão extensamente disponíveis, mais mães e bebés sobrevivem.

A experiência mostra que a participação e envolvimento dos homens pode fazer toda a diferença. Desencorajar o casamento precoce, promover a escolaridade e educação das raparigas, promover relações de igualdade e equidade, e apoiar a saúde reprodutiva e direitos das mulheres, então os progressos surgem.

Hoje, no Dia Mundial da População, é hora para todos os homens - pais, irmãos, maridos, líderes religiosos e da comunidade, membros de governo - sejam parceiros assumidos na saúde materna. Juntos podemos fazer que este seja o último dia em que 1.440 mulheres morreram durante a gravidez e o parto.

Avancemos com a mensagem: Nenhuma mulher deve morrer a dar vida. Deixei-nos fazer tudo para promover o direito de cada mulher viver uma vida com saúde, dignidade e igualdade de oportunidades.
Toraya Obaid, Directora Executiva do UNFPA
[Texto recebido via e-mail da Alice Frade]

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue