segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Conferencia a 2 de Março

O Clube «Loja de Ideias» convida a estar presente na sua iniciativa

«Sistemas eleitorais e Partidos Políticos I:
processos de recrutamento de lideres e mecanismos de selecção de candidatos.»


que ocorrerá na
Biblioteca-Museu República e Resistência
(Rua Alberto de Sousa, 10-A à zona B do Rego)
Quinta-feira, dia 2 Março de 2006, pelas 21.00h.


No âmbito do ciclo sobre a «Reforma do Sistema Político Português», e no suporte da iniciativa do «Call for Papers», o Clube «Loja de Ideias» apresenta a conferência «Sistemas eleitorais e Partidos Políticos I: processos de recrutamento de lideres e mecanismos de selecção de candidatos.»

Este evento apresenta a primeira parte de um conjunto de reflexões sobre os Partidos Políticos, partindo sempre da premissa da inevitabilidade sistémica da existência dos mesmos como intermediários privilegiados entre os cidadãos-eleitores e o Estado. Neste conjunto de três iniciativas, procuraremos, além da conferência anunciada, deambular sobre os possíveis processos e propostas de reformas internas (a 6 de Abril) e sobre as características das democracias partidárias (a 4 de Maio).

Em todas as iniciativas a ideia é apresentar uma dupla dimensão analítica, criando um espaço discursivo preenchido quer por académicos quer por políticos, procurando no confronto entre a Teoria e a Prática o espaço de construção da reflexão.


A iniciativa contará com a presença dos seguintes conferencistas:

Pedro Mota Soares, deputado do CDS/PP

Representante do MRPP

José Tavares Castilho (CEHCP-ISCTE), sobre recrutamento político no Estado Novo

Moderador: Paulo Dias (Clube «Loja de Ideias»)


Debate aberto ao público.


O Clube «Loja de Ideias» apresenta-se como uma iniciativa não partidária e não ideológica e tem como objectivos contribuir para a construção de novos espaços de debate e intervenção política, fora dos círculos institucionais, visando uma melhor e oleada articulação entre a sociedade civil e a sociedade política e partidária. Em suma, interessa-nos a actividade cívica, articulada numa múltipla dimensão social, política e cultural, contribuindo para uma redefinição conceptual do Espaço da Cidade Contemporânea

Contacto:
José Reis Santos
josereissantos@gmail.com

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue