sexta-feira, dezembro 09, 2005

"Sociedade de Informação": ou talvez não.

Qual a novidade! O que têm para oferecer hoje? Façam o favor de me concentrarem no universo das notícias, boatos, ruídos ou ecos. Quero ser um cidadão motivado para as grandes causas nacionais. Também quero ter opinião.

Já não me lembro onde estava quando Deus distribuiu a “adrenalina social”. Estaria a ouvir um discurso político, a ver publicidade ou simplesmente a tentar adormecer. Não sei…tenho má memória.

Deve existir uma fórmula qualquer, aplica-se e o ser humano fica conectado à rede. Será hipnose?
Algo parecido com a técnica de contar carneirinhos para adormecer, onde o desfalecimento surge por exaustão. Neste caso entre políticos, jornalistas e comediantes (a comparação não é feliz, bem sei...), a paulada é tal, que qualquer cidadão incauto fica desorientado, a partir dai, o cansaço fica a um curto passo, grave é que ninguém adormece. Será por isso que anda sempre meio mundo mal disposto?

O melhor seria deixar adormecer o já referido cidadão, e depois colocar a cassete para decorar durante o sono. Andam por aí uns estudos científicos que comprovam a validade do método. A grande vantagem está no acordar, recheado de novidades, que aparentemente não ouviu em lado nenhum. Podíamos-lhe chamar “ideias luminosas”, na falta de melhor termo.

Mas, a terapia mais usada para convocar o cidadão perante os seus direitos e deveres, não tem propriamente maus resultados. A técnica é simples, senão vejamos. Bombardeia-se a vida de cada um com aquilo que é externo a sua existência (boatos, ruídos, ecos, e muito mais, repetidos até desorientar), fazendo acreditar que a vida é aquilo que não é, e que somos todos essências para o bem comum, somos parte do “todo social”, que afinal, da forma como o estamos a conceber não existe, é apenas uma ilusão. Na melhor das hipóteses podemos-lhe chamar uma “realidade paralela”, apenas para sossegar alguns espíritos. O fenómeno torna-se mais grave porque vivemos a ilusão dos outros. Construída com esse propósito. Não é novidade, mas...

E assim sobrevivemos uns quantos…

Qual a novidade! O que têm para oferecer hoje? Façam o favor de me concentrarem no universo das notícias, boatos, ruídos, ecos…

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue