quinta-feira, dezembro 15, 2005

Arthur Schopenhauer

"Quanto mais uma pessoa tem em si, tanto menos os outros podem ser alguma coisa para ela. Um certo sentimento de auto-suficiência é o que impede os indivíduos de riqueza e valor intrínseco de fazerem os sacrifícios importantes, exigidos pela vida em comum com os outros, para não falar em procurá-la às custas de uma considerável auto-abnegação. O oposto disso é o que torna os indivíduos comuns tão sociáveis e acomodáveis: para eles, é mais fácil suportar os outros do que eles mesmo. Acrescente-se a isso que aquilo que possui um valor real não é apreciado no mundo, e aquilo que é apreciado não tem valor. A prova e consequência disso estão no retraimento de todo o homem digno e distinto. Assim sendo, será genuína sabedoria de vida de quem possui algo de justo em si mesmo, se, em caso de necessidade, souber limitar as suas próprias carências, a fim de preservar ou ampliar a sua liberdade, isto é, se souber contentar-se com o menos possível para a sua pessoa nas relações inevitáveis com o universo humano.
Por outro lado, o que faz dos homens seres sociáveis é a sua incapacidade de suportar a solidão e, nesta, a si mesmos. Vazio interior e fastio: eis o que os impele tanto para a sociedade quanto para os lugares exóticos e as viagens."


In: Aforismos para a Sabedoria de Vida

4 comentários:

Ricardo Revez disse...

Quando alguém cita o mestre Schopenhauer é sempre de aplaudir...

Kindala Rocha disse...

Jorge, em relação a um post antigo, Representações do Porto, há uma fotografia que me intriga. Parece-me uma ponte pensil que une Gaia ao cais da Ribeira. Desconhecia que existice. Any coment?
N'Dalo Rocha

Ricardo Revez disse...

Se quiseres arranjot-te uma recensão que fiz sobre uma obra do Schopenhauer num seminário de mestrado.

Unknown disse...

Caro Ricardo Revez. Os seus comentários sobre o mestre leva-me a pedir-lhe se me deixa te um vislumbre do seu trabalho sobre esse autor. estou com um trabalho muito interessante sobre a dialéctica erística e os conceitos envolvidos, e gostava de conhecer esse seu trabalho

Pesquisar neste blogue