sexta-feira, dezembro 16, 2005

...

Deambulando por ruas de padrões variáveis, enriquecidas por um punhado de residentes, pela rotina dos movimentos pendulares, pelos que se saciam de um prolongado jejum natalício, ou simples turistas curiosos e uns quantos curiosos turistas, a baixa de Lisboa assume uma multiculturalidade de cariz ainda mais popular.

O olhar não deixa escapar a mecanicidade dos movimentos, apenas disfarçados pela multiplicidade de cores, que preenchem os espaços de uma noite fria. Profanam-se aos recantos da cidade os seus ambientes, atractivos ou repulsivos, variáveis com o estado de espírito que nos caracteriza na volátil passagem do momento.

Existe uma uniformidade visual, meramente aparente, secundarizada quando percepcionados os cheiros, sons, e movimentos característicos de algumas ruas. É isso que nos localiza.

O olhar é agora atraído por um espectro festivo, intensamente popular, com intentos pouco virtuosos. Para resistir à ludibriação torna-se necessário activar todos os sentidos, para fruir “conscientemente” o presente, mas sem deixarmos de recorrer ao auxílio das imagens e experiências, que guardamos de cada rua, praça, dos olhares mais genuínos, das sensações que nos identificam com os lugares. Prática necessária, apenas porque o desconhecimento é maior.

Assim é mais fácil prosseguir o deambular, apenas por ser simples o discernir.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue