segunda-feira, agosto 20, 2007

Do outro lado do Atlântico...


... chegou este convite. Bem queria participar.


CAr@s Colegas e Amig@s do Rio

Abaixo segue a proposta de um curso sobre cinema contemporâneo que vou oferecer. Se souberem quem pode se interssar, por favor, repassem.
Abracos e obrigado, Denilson
Dear Colleagues and Friends,Sorry for the inconvenient message. It's just about a short course that I'm going to teach on contemporary cinema.
Best, Denilson
Cursos, oficinas, debates e muito mais aqui
------------
Como compreender o cinema contemporâneo?
O que aconteceu depois da época áurea do cinema moderno que vai do neo-realismo italiano aos cinemas novos do anos 1960? Tentaremos apresentar um panorama comparativo da diversidade de autores e propostas estéticas que emergem a partir dos anos 1970.
03 de setembro - Crise das vanguardas. Emergência da pós-modernidade. Cruzamento de fronteiras entre a cultura erudita, a cultura popular e a cultura de massa. Resgate de gêneros cinematográficos: De Blade Runner a Matrix. Cinema e novas tecnologias: Peter Greenway e David Cronenberg.
10 de setembro - Cinema e novos sujeitos sociais. O cinema feminino (Jane Campion). O melodrama e o cinema gay (Pedro Almodóvar). Cinema negro (Spike Lee). Poéticas do cotidiano e da intimidade (Kieslowski, Mike Leigh).
17 de setembro - O Retorno do real. Boom do cinema iraniano (Abbas Kiarostami). Dogma 95 e novo cinema dinamarquês (Lars von Triers). Tarantino e a estetização da violência.
24 de setembro - Cinema e multiculturalismo. Para além de cinemas nacionais. Emergência do cinema do extremo oriente (Wong Kar Wai, Tsai Ming Liang, Edward Yang, Hou Hsiao-Hsien, Ja Zhang-ke). É possível um cinema global?
4 aulas às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30 Valor: R$ 240,00 (50% na inscrição e o restante 30 dias após o início do curso; 10% de desconto no pagamento à vista efetuado até 15 dias antes do início do curso)
Denilson Lopes é professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, autor de A delicadeza: estética, experiência e paisagens (2007), O homem que amava rapazes e outros ensaios (2002), Nós os mortos: melancolia e neo-barroco (1999) e organizador de O cinema dos anos 90 (2005) .

POP-Pólo de Pensamento ContemporâneoRua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060 Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue