terça-feira, agosto 14, 2007

Adolfo Rocha, 100 anos


Adolfo Rocha, nascido a 12 de Agosto de 1907, na aldeia de São Martinho de Anta, algures na província transmontana. comemora-se, pois, agora o centenário do seu nascimento.
Mas quem o conhece por seu nome próprio? São, de certo muito poucos.

O médico-poeta ou poeta-médico, conforma a perspectiva de cada um, é, sobretudo conhecido pelo nome que adoptou em 1934 para a sua vida literária e profissional da medicina "Miguel Torga”.

Coimbra, sua terra adoptiva, porto de partida e cais de chegada das suas viagens “mundanas” acaba de o homenagear enquanto homem do povo e do mundo.

Não creio que alguma vez tivesse chegado a possuir cartão de militante mas foi, com certeza, um dos mais fieis e sinceros militantes socialistas.
Acompanhou o PS nos momentos mais difíceis e decisivos da implantação da democracia em Portugal.
Presidiu ao primeiro comício realizado pelo Partido Socialista em Coimbra, a 1 de Junho de 1974.

Militou contra aqueles que davam murros na boca da democracia os quais muitas das vezes provocavam úlceras no estômago da liberdade.
Não estaria, não poderia estar, contente com certos exageros que por aí vemos, ouvimos e lemos, alguns deles provocados por certos “militantes” ditos de esquerda, pseudo-guardiões de um socialismo que a Miguel Torga de modo nenhum poderia agradar e que de certo combateria.
E Branquinho, in PS Lumiar

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue