quinta-feira, julho 24, 2008

Salazar

No outro dia, já nem sei à conta do quê, encontrei um site/blogue de livros antigos e, até sem muia surpresa, descobri os seis volumes dos Discursos do Salazar. Saibam que, por ser raro, o sexto nunca se encontra sozinho e, quando se encontra, está em colecções completas. Já vi algumas, em privado e à venda, e nunca valem menos de 500 euros (mesmo esfarrapadas). Admito que já houve tempos em que procurava o famigerado cromo, mas cheguei finalmente à conclusão de que (1) não valia o dinheiro e o tempo dispendido, até porque (2) os meus estudos andam mais nos anos 30/40, e não nos anos 60, data do sexto volume dos Discursos.

Foi então, dizia-vos, que encontrei a referência à colecção completa. Assim descrita:

Dedicatórias & Tiragens Especiais*Política*História*
OLIVEIRA SALAZAR (António de).— DISCURSOS. Coimbra Editora. Coimbra. 1935-1967. 6 vols. In-8º E.Exemplar da rara tiragem especial de 500 exemplares estando todos os volumes assinados por Oliveira Salazar.
PEÇA DE COLECÇÃO.

Excelentes encadernações com lombadas e cantos em pele. 3.000,00 €

Assinada, encadernação de luxo, edição especial, só falta a dedicatória e era a lotaria e o euromilhões. O topo de gama dos topos de gama.
Não lhe falta nada. Revi o preço. 3000 balas... Fascistas, pensei eu. Isto hoje em dia, tudo o que seja do Botas é acrescentado de mais um zero... Depois vi isto. Eram apenas careiros.
Arte*Literatura*Poesia*
JÚLIO & RÉGIO.— MÚSICA. Desenhos de Júlio gravados em linol. Palavras de José Régio. 1931. Presença. (S.l.). 33x42,5 cm.XVI págs. inums. B.São seis excelentes linóleos de Júlio (o poeta Saul Dias, irmão do autor de Biografia, José Régio) estampados em página inteira, precedidos de um texto em prosa de José Régio.
PEÇA RARA DE COLECÇÃO.
Em perfeito estado de conservação. Protegidos por um luxuoso estojo em chagrin ricamente ornado com ferros a ouro na lombada e pastas. 3.000,00 €

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue