terça-feira, janeiro 08, 2008

Obama


Já não é a primeira vez que concordo com um texto do Henrique Raposo. E, devo dizer, que nem me chateia. Não me chateia porque também eu me identifico como «Liberal», seja lá isso o que for, nesta terra sem liberais à mais de 150 anos. E Liberal de Esquerda muito menos...

Bom, um dia destes escrevo sobre isto, não é agora. Agora é para realçar a análise do Henrique ao Obama.



Deixo um parágrafo:

.

«2. Posto isto, porquê apoiar Obama? Se o Presidente não pode mudar assim tanto a política americana, então, porquê apoiar um candidato, neste caso Obama? Porque Obama representa algo de novo em termos sociais e culturais. Ao nível político, Obama é um liberal de esquerda. Em Portugal, Obama estaria à direita de toda a gente. Na Europa em geral, estaria com os liberais à direita da democracia cristã. Obama é de uma civilização liberal. Por que razão eu, liberal conservador, apoio Obama?, pergunta muita gente espantada. Mas porquê o espanto? Sendo liberal, Obama está dentro da matriz que é a minha. As pessoas de esquerda aqui da Europa que apoiam Obama é que teriam dificuldades em apoiá-lo fora do espaço americano. As pessoas de esquerda em Portugal que apoiam Obama seriam as primeiras a considerá-lo um “neoliberal” se ele conduzisse a sua agenda aqui».

Continue a ler aqui.

[Carlos, era este o texto do Henrique que te falava]

1 comentário:

CMC disse...

Obrigado.
Já li e se muito bate certo, não concordo com parte, em especial com a referência de o Presidente ter pouco poder para mudar.Tanto tem que Bush vai deixar uma marca para as próximas décadas, goste-se ou não, mas ela está presente, quer no líder da Reserva Federal quer do Supremo Tribunal.

Pesquisar neste blogue