terça-feira, janeiro 08, 2008

A minha colherada (2).

Caro Carlos,

Quantas pessoas é que apoiam determinado candidato pelas questões externas? Quantas pessoas é que apoiam determinado candidato pelo seu programa? Pois...

A maior parte das pessoas apoia, ou vota, num determinado candidato porque ele personifica a mudança que essa pessoa deseja para o seu país, câmara, etc... ou vota numa continuídade. E neste momento, nos EUA e do lado Democrata, Barack Obama é a cara e o discurso dessa mudança e dessa renovação. Repara que em lado nenhum eu digo que Barack Obama tem o melhor programa, pois sinceramente não sei. Mas faço uma analogia com o meu passado na estrutura a que pertenci, como tu bem sabes. E aí nunca precisei do programa para apoiar alguém. Tinha a vantagem, é certo, de ser algo muito pequeno em que nos podiamos dar ao luxo de apoiarmos alguém cedo e construirmos esse programa, coisa que não é comportável nesta campanha tão profissional. Mas isso não impede que eu não actuasse, caso lá vivesse, da mesma forma. E para o fazer, para ser honesto comigo próprio, não me estou a ver a preferir outro que não Obama. Vai muito pelo chamado gut feeling. Mas como não vivo lá, permito-me a ser mais racional. E nessa racionalidade prefiro Clinton, obviamente.

Assim como do lado Republicano estou como tu. Se tiver de ser, que seja McCain, embora me pareça que do ponto de vista interno seja bem mais conservador que outros.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue