segunda-feira, dezembro 14, 2009

Ainda Praga

Não consegui dar vazão ao todo o trabalho que tinha de fazer em Praga. São, de facto, muito cansativos estes encontros de socialistas. Eu estive como delegado da Rainbow Rose, grupo LGBT junto do PES (Partido Socialista Europeu) e tive uma montanha de «tarefas» a cumprir. Tivemos uma fringe meeting onde apresentámos a situação na Europa de Leste (um paper desenvolvido pelo Lukasz Palucki, que podem ver aqui), uma intervenção no plenário – feita pela Anna Paola Concia (primeira deputada gay no Parlamento italiano, e que podem ver no fim do post) – um par de reuniões bilaterais importantes e interessantes (com o PES Women, com o Comité das Regiões, com a ECOSY e com diversos eurodeputados). Aparte deste trabalho específico ainda estive muito envolvido com tudo o que se passava com os PES activistas, liderando a delegação portuguesa (de activistas) e preparando uma outra série de reuniões sobre esse interessantíssimo projecto patrocinado pelo PES.

Foram, como se pode facilmente depreender, dias de elevada intensidade política, com resultados animadores. No final o Congresso acabou por reeleger Poul Rasmussen como Presidente do PES, com uma elevada e expressa maioria (conseguiu 327 dos 333 votos possíveis), o que acaba por ser um reconhecimento político do bom trabalho que o actual lider do PES tem desenvolvido no seio do Partido. Refiro ainda que, apesar da derrota eleitoral de Junho, a verdade é que o PES está hoje mais fortalecido, com uma liderança e uma equipa estável.

Roma não se construiu num só dia, bem o sabemos, e estou certo que só com um reforçado, pró-activo e apoiado Partido Socialista Europeu pode a Europa ambicionar uma desejada virada à esquerda, e procurar a construção de uma Nova Europa Social.

Aqui podem assistir às intervenções no Congresso do Partido Socialista Europeu:

Abertura (Philip Cordery) (Poul Rasmussen) (Jiri Paroubek),
Aprovação do plano de actividades,
Painel 1 (uma nova direcção para as sociedades progressivas) (parte 1) (parte 2),

Paola Concia at 8th PES Congress from Rainbow Rose on Vimeo.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue