quarta-feira, maio 03, 2006

«Sistemas eleitorais e Partidos Políticos III:
Que democracia interna?»

que decorrerá na

Biblioteca-Museu República e Resistência
(Rua Alberto de Sousa, 10-A à zona B do Rego)
Quinta-feira, dia 4 de Maio 2006, pelas 21.00h.

No âmbito do ciclo sobre a «Reforma do Sistema Político Português», e no suporte da iniciativa do «Call for Papers», o Clube «Loja de Ideias» apresenta a conferência «Sistemas eleitorais e Partidos Políticos III: que democracia interna?»

Dentro do ciclo já referenciado, apresentamos a terceira parte de um conjunto de reflexões sobre os Partidos Políticos, tendo como ponto de partida a premissa da inevitabilidade sistémica da existência dos mesmos como intermediários privilegiados entre os cidadãos-eleitores e o Estado. Esta é mais uma iniciativa onde pretendemos apresentar uma dupla dimensão analítica, criando um espaço discursivo preenchido quer por académicos quer por políticos, procurando edificar em torno da Teoria e a Prática um espaço de confronto de ideias e construção da reflexão.

Nesta conferência pretendemos abordar o tema da democracia interna dos Partidos Políticos. Neste sentido, e uma vez que no horizonte político próximo não se antevêem actos eleitorais, pensamos ser a altura adequada para debater as formas de organização e a democraticidade interna dos dois grandes partidos portugueses, os auto-designados «Partidos de Estado», o Partido Socialista e o Partido Social-democrata.

Para promover este debate, julgámos interessante ter connosco representantes de órgãos de representação partidária intermédia, uma vez que estas estruturas são responsáveis pelo grosso do recrutamento parlamentar e têm uma ligação orgânica privilegiada quer com as estruturas nacionais quer com as estruturas de base dos respectivos partidos (Concelhias e/ou Secções). Para este efeito convidámos Joaquim Raposo, líder da Federação da Área Urbana de Lisboa do PS e António Preto, líder da Distrital de Lisboa do PSD.

Como já vem sendo hábito nas nossas iniciativas, contamos ainda com a presença de um académico, no caso Carlos Jalali da Universidade de Aveiro, que irá apresentar uma dimensão comparada e teórica, a articular com a experiência prática dos outros convidados.

A iniciativa contará com a presença dos seguintes conferencistas:
António Preto (PSD)
Joaquim Raposo (PS)
Carlos Jalali (Universidade de Aveiro)
Moderador: Rui Pedro Nascimento (Clube «Loja de Ideias)

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue