quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Ponderação e Humildade: Respondendo a Fernando Martins

Fernando Martins parece ter uma obsessão mal resolvida envolvendo Eduardo Barroso. Sem dúvida que não será o único. Aliás, sendo eu sportinguista, confesso que algumas posições dalguns meus consócios mais fanáticos (Eduardo Barroso, Dias Ferreira, para citar apenas alguns), eu simplesmente não sou capaz de concordar, tal é o radicalismo que assumem na defesa do nosso Sporting.

O mesmo, infelizmente, parece acontecer com Fernando Martins e o Belenenses.

O Belenenses é um clube histórico em Portugal. Os homens do Restelo estão dentro dos poucos clubes que parecem ter uma verdadeira amplitude nacional apesar de não serem parte dos três grandes (outros exemplos serão a Académica e o Guimarães, por ex.). Apesar da rivalidade intrínseca ao fenómeno futebolístico, que muitas vezes se traduz em disputas verbais e outras (toda a gente que me acompanhou anteontem no Twitter sabe que eu estava a torcer pelo Atlético contra o Porto), em raras vezes esses debates e conflitos verbais parecem provir dum genuíno sentimento de ódio de quem os pronuncia contra o clube que estão a atacar. Mas mesmo que assim fosse, esses actos apenas tem como resultado a não dignificação do clube desses apoiantes e devem ficar apenas com quem os comete.

Mesmo que tenham contornos tão patéticos e hilariantes como querer comparar as façanhas desportivas de clubes (que pesem o respeito histórico que merecem) não estão objectivamente ao mesmo nível competitivo, essas manifestações de ódio, mais uma vez, apenas descaracterizam quem as faz e merecem a mesma resposta que uma tarja da Juve Leo deu num jogo do Sporting contra a Naval dalguns anos, onde a mesma situação caricata se tinha manifestado.

Contudo, em última análise, Fernando Martins está no seu perfeito direito de odiar o Sporting e os sportinguistas. Nessa linha, estamos conversados.

Não, a razão deste post, e aquilo que sinceramente me irritou na escrita de Fernando Martins, é a forma como as suas declarações de ódio (contra o Sporting e contra Eduardo Barroso) é escudada e defendida argumentativamente pela exaltação de valores éticos e morais como a ponderação e humildade!!!

"Moral da história: vale ou não vale a pena, no futebol, essa "escola da vida!", cultivar a ponderação e a humildade?" (Fernando Martins)

Sem dúvida que será sempre benéfico cultivarmos valores como a ponderação e a humildade, não só no futebol, mas em todos os aspectos da nossa vida.

Pergunto-me, contudo, baseado no seu post, se Fernando Martins os cultiva realmente...

Diogo Moreira

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue