Mostrar mensagens com a etiqueta Liberdade de Expressão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Liberdade de Expressão. Mostrar todas as mensagens

sábado, fevereiro 13, 2010

Pela democracia, nós tomamos partido

"Vivemos tempos que impõem uma tomada de posição. O que se está a passar em Portugal representa uma completa subversão do regime democrático. Os sinais avolumam-se diariamente e procuram criar as condições para impor ao país uma solução rejeitada nas urnas pelos portugueses.Com base numa suposta preocupação com a «liberdade de expressão», que não está nem nunca esteve em causa, um conjunto de pessoas tem fomentado a prática de actos nada dignos, ao mesmo tempo que pulverizam direitos, liberdades e garantias. É preciso recordar: à Justiça o que é da Justiça, à Política o que é da Política."

Para ler e, se desejarem, assinar e divulgar.

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Não faz nem um ano, andava o PSD num alvoroso porque os candidatos do PS ao Parlamento Europeu não queriam apoiar Durão Barroso (ou José Manuel Barroso, na sua versão europeia). Diziam então que as divisões internas não deviam passar fronteiras. Paulo Rangel andava, na altura, atarefadíssimo a prestar declarações nesse sentido.

Passados 10 meses, temos o mesmo protagonista a protagonizar o maior ataque além-fronteiras a um governante português:


Eu queria denunciar aqui aquilo que se está a passar em Portugal neste momento, onde é claro que a comunicação social trouxe à luz um plano do Governo para controlar os jornais, para controlar estações de televisão, para controlar estações de rádio


Tanta mudança em tão pouco tempo.

P.S. - De notar que esta nova atitude de Paulo Rangel tem a minha concordância. No ponto onde está a União Europeia e as famílias políticas europeias e, sobretudo, para onde eu gostaria que a mesma se aprofundasse, é esta a atitude que para mim faz mais sentido. Eu levo é uns anos de avanço em relação a Paulo Rangel!

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Mário Crespo

Mário Crespo denunciou ontem uma alegada conversa entre o Primeiro-Ministro José Sócrates, o Ministro Pedro Silva Pereira, o Ministro Jorge Lacão e um Executivo de televisão passada ao almoço no passado dia 26 em que os governantes terão tecido comentários pouco ou nada abonatórios sobre a sua pessoa, e onde teriam chegado a falar de como seria possível afastá-lo do ar. A ser verdade, e não estou com isto a dizer que é ou que não é, a situação é de uma gravidade extrema: temos um governo a discutir como silenciar uma voz incómoda. Uma situação que não se deseja nem para a Venezuela ou China, muito menos se deseja para Portugal.

Mário Crespo é um jornalista de causas, uma espécie que não tem grande escola em Portugal. Como qualquer jornalista de causas, pode ser extraordinariamente incómodo para o poder instituído, ou extremamente benéfico para o mesmo, conforme esteja contra ou a favor desse mesmo poder. Mário Crespo nunca escondeu a sua opinião em relação a este governo, ou ao anterior. Não deixou, contudo, de ser dos jornalistas mais isentos aquando da divulgação de notícias ou mesmo quando fazia entrevistas. Mas mantinha, como era sabido, uma coluna de opinião no JN, onde criticava o governo livremente. Mas essa é a essência de uma coluna de opinião. Por isso, não estranho, até porque acompanhava com alguma regularidade essa coluna, que o artigo de opinião agora censurado tenha aparecido no Instituto Sá Carneiro.

Nesta história toda, quem quer acreditar em Mário Crespo, acredita. Quem não quer, não acredita. O que eu não percebo é que o homem que é tão frontal e corajoso na denúncia deste caso, nomeando os governantes envolvidos, não consiga nomear o executivo da televisão.

Mas quero acreditar que só não o fez porque a sua fonte não lhe soube dizer quem era!

quinta-feira, outubro 22, 2009

Alguém me tira uma dúvida?

Pegando no mais recente caso Obama/Fox News, peço que alguém me explique uma coisa, que não consigo perceber. É algo que já vem do famigerado caso Sócrates/Público/Jornal de 6ª feira da TVI.

Se um jornalista ou meio de comunicação social decide constantemente contestar uma pessoa (político ou não, para o caso não interessa) está a exercer o seu direito de Liberdade de Expressão. Completamente de acordo.

Se uma pessoa (político ou não, para o caso não interessa) decidir não comentar ou dar entrevista ou comunicar de qualquer outra forma com esse jornalista ou meio de comunicação, é alguém que ataca a Liberdade de Expressão.

A dúvida é: se o jornalista ou meio de comunicação social decide, no seu direito inealienável de Liberdade de Expressão, contestar uma pessoa, porque é que essa pessoa não tem o direito de Escolha de não falar a esse jornalista ou meio de comunicação?

Desde quando é que a Liberdade de Expressão de uns retira a Liberdade de Escolha de outros? Se alguém me puder responder...


quinta-feira, outubro 09, 2008

ABC won't air our ad



We can solve the climate crisis
 

ABC won't air our ad.

Tell ABC to air the Repower America ad this Friday on 20/20.

Take Action!

Dear Rui Pedro,

Did you notice the ads after last night's presidential debate?

ABC had Chevron. CBS had Exxon. CNN had the coal lobby. But you know what happened last week? ABC refused to run our Repower America ad -- the ad that takes on this same oil and coal lobby.

I sent a letter asking ABC to reconsider their decision and put our ad on the air, but still we haven't heard back more than a week later. I think they need to hear from all of us. Can you help? Please send a message to ABC and tell them to air the Repower America ad this Friday on 20/20. Just click here:

http://www.wecansolveit.org/ABC

We're working to get 100,000 public comments to ABC before 20/20's next airing.

Our Repower America ad has a clear and simple message -- that massive spending by oil and coal companies on advertising is a key reason our nation hasn't switched to clean and renewable sources for our energy.

Here's the script of the ad:

The solution to our climate crisis seems simple.
Repower America with wind and solar.
End our dependence on foreign oil. A stronger economy.
So why are we still stuck with dirty and expensive energy?
Because big oil spends hundreds of millions of dollars to block clean energy.
Lobbyists, ads, even scandals.
All to increase their profits, while America suffers.
Breaking big oil's lock on our government ...
Now that's change.
We're the American people and we approve this message.


You can view the ad on the ABC petition page, here.

As our country faces deep economic problems, we need to be able to have an honest debate about the root causes of our problems. As Al Gore has said, "We're borrowing money from China to buy oil from the Persian Gulf to burn it in ways that destroy the future of human civilization. And every bit of that has to change."

As oil and coal backed groups outspend even major party committees in this political year, it's outrageous that ABC would deny our ad. Let ABC know what you think. Just click here.

Thank you,

Cathy Zoi
CEO
www.wecansolveit.org

 



 

Pesquisar neste blogue